Bento Gonçalves apresenta segundo Decreto com ações de prevenção contra o Coronavírus

Nesta segunda-feira, 16, o Prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin anunciou em coletiva com a imprensa a ampliação nas medidas de prevenção contra o Coronavírus (COVID-19), no Município. O objetivo é orientar a população e regrar as ações frente à doença. Entre as medidas está a suspensão das aulas da Rede Municipal a partir do dia 19 de março até 05 de abril. Os Serviços de Fortalecimento de Vínculos (CEACRIS) terão suas atividades suspensas, porém a estrutura está aberta para alimentação das crianças e jovens das 11h às 14h.

Estiveram presentes o vice-prefeito, Aido José Beruol, o Procurador geral, Sidgrei Machado Spassini, Secretários de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira, de Educação Iraci Luchese Vasques, de Governo Carlos Quadros, de Esportes e Desenvolvimento Social, Eduardo Virissimo, Superintendente do Tacchini, Hilton Mancio e o Presidente do CIC, Rogério Capoani.

Entre as ações no âmbito Municipal está a suspensão de novos eventos/oficinas na Fundação Casa das Artes, Casa do Artesão, Centro Cultural 20 de Novembro, Museu do Imigrante, Biblioteca Pública, no Auditório do Complexo Administrativo, Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), exposições no Salão Nobre, eventos de capacitação em geral e reuniões no âmbito da Administração Pública.

Também foi reorganizado o fluxo de atendimento em órgãos e secretarias, que passam a realizar somente atendimento por telefone. São eles: Procon, Sala do Empreendedor e Secretaria de Administração, e por tele-agendamento nas secretarias de Finanças e Agricultura. Os servidores que realizam suas funções nestas secretarias poderão ser convocados para ações junto a Secretaria de Saúde.

Além disso, o Decreto 10.466/2020 apresenta novas orientações sobre a realização de eventos com aglomeração de pessoas incluindo-se bailes, festas comunitárias, bingos, missas, cultos, celebrações, sessões de cinemas, festas em casas noturnas, boates, casas de festas, e demais eventos sociais, culturais e esportivos.

De acordo com o Prefeito o Decreto representa “o caráter evolutivo do nosso planejamento. Estamos trabalhando para antecipar ações, e esperamos que as recomendações nos ajudem a frear aquilo que consideramos eminente. Nosso trabalho desde o início é de divulgar a informação com transparência para população. Optamos por trabalhar com prevenção e este segundo decreto apresenta algumas determinações e recomendações um pouco mais duras para sociedade civil”, disse

Desde janeiro a prefeitura já realiza ações contra a doença. Foi criado o Comitê de Atenção ao Coronavírus formado pelas Secretarias de Saúde, Educação, Vigilância Epidemiológica, Hospital Tacchini, Associação Médica de Bento Gonçalves e Unimed, foi realizado o treinamento das equipes de saúde; publicação de Decreto contendo orientações aos servidores Municipais e recomendações para realização de feiras e eventos.

Bento Gonçalves não apresenta nenhum caso de Coronavírus. Dois casos suspeitos estão sendo analisados, em Porto Alegre.

ORIENTAÇÕES:

-Fica suspensa a realização de novos eventos/oficinas na Fundação Casa das Artes, Casa do Artesão, Centro Cultural 20 de Novembro, Museu do Imigrante, Biblioteca Pública, no Auditório do Complexo Administrativo, Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), exposições no Salão Nobre, eventos de capacitação em geral e reuniões no âmbito da Administração Pública.

-Ficam suspensas, pelo prazo de 90 dias, a concessão e gozo de férias para servidores lotados na Secretaria Municipal de Saúde.

-Fica suspenso o atendimento presencial, nos seguintes órgãos da administração pública:

PROCON, sendo realizado somente pelos telefones (54) 3055-8541, (54) 3055-8542, (54) 3055-8543, (54) 3055-8544 e (54) 3055-8545.

Secretaria Municipal de Administração, sendo realizado pelo telefone (54) 3055-7104.

Sala do Empreendedor, sendo realizado pelo telefone (54) 3055-7051 e (54) 3055-7036 e pelo sistema de atendimento digital no endereço https://bentogoncalves.atende.net/#!/tipo/pagina/valor/2.

Secretaria Municipal de Educação, sendo realizado pelo telefone (54) 3055-7189.

-O atendimento da Secretaria Municipal de Finanças e do Talão do Produtor, será feito mediante tele agendamento, através do telefone (54) 3055-7118 e (54) 3055-7107, respectivamente.

-Fica suspensa a utilização do ponto biométrico em todos os órgãos da administração pública, devendo ser adotado o controle de efetividade manualmente, considerando que os equipamentos são manuseados diariamente por inúmeras pessoas.

-Fica determinado o fechamento dos banheiros públicos no âmbito do Município de Bento Gonçalves.

-Ficam suspensas as atividades das Escolas Municipais Infantis, de Ensino Fundamental, Especial e Médio, a partir do dia 19 de março de 2020 a 05 de abril de 2020, retornando suas atividades no dia 06 de abril de 2020.

-Serviços de Fortalecimento de Vínculos (CEACRIS), terão suas atividades suspensas, porém a estrutura está aberta para alimentação das crianças e jovens das 11h00 às 14h00.

-Os servidores que desempenham suas funções nos locais descritos no art. 8º e 9º, poderão ser convocados para atividades de combate a pandemia do Coronavírus (COVID-19), mediante ato do Gabinete do Prefeito.

RECOMENDAÇÕES:

-Que em casas de repouso ou instituições de longa permanência, as visitas sejam restritas, e seja adotado o controle de verificação do estado de saúde dos prestadores de serviço, a fim de garantir a integridade de todos;

-Adiamento, suspensão ou cancelamento de eventos realizados com grande aglomeração de pessoas, incluindo bailes, festas comunitárias, bingos, missas, cultos, celebrações, sessões de cinemas, festas em casas noturnas, boates, casas de festas, e demais eventos sociais, culturais e esportivos, em território Municipal;

-A suspensão das atividades em ambientes de grande fluxo de pessoas, atrações, passeios, parques fechados, varejos e demais estabelecimentos com viés turístico;

-A suspensão das atividades das academias de ginástica e correlatas; Suspensão das atividades presenciais em Universidades, Faculdades, Escolas Profissionalizantes e Instituições que mantém cursos de formação e treinamento;

-Que as tradições fúnebres como cerimônia de despedida (velórios e funerais), sejam realizadas em locais com grande ventilação, adotando as medidas de assepsia, evitando-se grandes aglomerações;

-No caso de condomínios residenciais e comerciais, a adoção de orientações normativas, portarias, boletins divulgados pelos órgãos competentes, bem como, instalação de dispenser de álcool em gel à 70%, nas áreas de uso comum, além de higienização periódica em locais de fluxo;

-A instalação de dispenser de álcool em gel à 70%, em locais acessíveis e visíveis ao público, em todos os estabelecimentos comerciais, industriais e prestadores de serviços, bem como a adoção de medidas de higienização e assepsia, fixando também mensagem sobre os cuidados de prevenção sobre o Coronavírus (COVID-19);

-Que moradores de Bento Gonçalves, ao regressarem de viagens internacionais e interestaduais adotem o isolamento domiciliar pelo período recomendando de 7 (sete) dias;

-Fixação de cartazes na Estação Rodoviária, com informações sobre os cuidados de prevenção contra o Coronavírus, além da higienização periódica do mobiliário e dos banheiros, e instalação de dispenser de álcool em gel à 70% para uso da população.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: José Martim Estefanon

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.