Escolas municipais de Veranópolis recebem ações de combate ao mosquito Aedes Aegypt

A Secretaria Municipal da Saúde, através da equipe de Combate a Endemias, realizou entre os dias 11 e 13 de novembro, atividades de conscientização e combate ao mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão de doenças como a dengue, chikungunya e zika. O tema preocupa o município, visto que o verão se aproxima, período mais propício à proliferação do mosquito, por causa das chuvas e, consequentemente, época de maior risco de infecção por essas doenças.

A ação tem o intuito de conscientizar as crianças e envolvê-las como parceiras no combate ao mosquito, para que sejam vigilantes e multiplicadoras de informações em suas residências e comunidade.

Nas palestras, ministradas pelos agentes de endemias e de saúde da atenção básica, foram apresentados conceitos sobre a identificação do mosquito Aedes Aegypti, criadouros e doenças transmitidas. As crianças receberam folders com interatividade para identificação de criadouros e tiveram a oportunidade de participar de um momento com os agentes de endemias, observando as atividades realizadas diariamente, como a identificação de criadouros e a coleta de larvas.

Para combater esse mosquito é muito importante que a comunidade fique atenta e mude suas atitudes, eliminando os possíveis pontos de água parada que podem se tornar criadouros do mosquito.

Sintomas da dengue

Dengue clássica: Febre alta, Dores de cabeça, nas articulações e olhos; Diarréia; Vômito; Náuseas; Manchas avermelhadas.

Dengue hemorrágica: Além dos sintomas da dengue clássica, o infectado pode apresentar manifestações hemorrágicas e insuficiência respiratória.

O que você pode fazer

A Secretaria Municipal da Saúde reforça que cada um deve fazer sua parte para auxiliar no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Manter fechados depósitos, que possam armazenar água parada; colocar areia nos pratos dos vasos de flores; limpar regularmente piscinas; perfurar pneus velhos para que escorra a água; evitar o acúmulo de entulhos; manter garrafas viradas para baixo, entre outras medidas.

Fotos: divulgação

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.