Escavações são realizadas em Ibirubá para investigar existência de suposto túnel usado por nazistas

Segundo o Portal G1, escavações foram realizadas na manhã desta terça-feira (1º) no Centro de Ibirubá, a quase 300 quilômetros de Porto Alegre, para investigar a existência de um suposto túnel usado por nazistas na cidade. Participam da ação equipes da prefeitura, uma empresa privada que voluntariamente está ajudando com equipamentos, bombeiros e Brigada Militar.

Até o fim da manhã, as equipes acharam uma tubulação antiga de concreto e uma parede. Bombeiros entraram, com oxigênio, para fotografar e fazer um levantamento.

O grupo está investigando uma suspeita histórica: a de que, na região, haveria um túnel supostamente utilizado como rota de fuga por nazistas na Segunda Guerra Mundial.

Se a existência do túnel for confirmada, o prefeito da cidade, Abel Grave (PRB), disse que tem intenção de contatar o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e outros órgãos de apoio ao patrimônio público para idealizar um espaço turístico no túnel.

Conforme pesquisas, reportagens antigas e a crença popular de moradores, o suposto túnel está na região central da cidade, com ramais que totalizariam cerca de dois quilômetros de extensão.

Teria sido construído por moradores descendentes de imigrantes alemães. Serviria para contrabando e para passagem de colaboradores de Adolf Hitler na América Latina.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.