Cotiporã terá horto medicinal comunitário

Com o objetivo de valorizar e ampliar a utilização de plantas medicinais como elemento estratégico de saúde, a Prefeitura Municipal de Cotiporã iniciou a construção de um Horto de Plantas Medicinais Comunitário no centro do município.

O Horto faz parte do projeto “Farmácia Viva” da Academia de Saúde de Cotiporã e está sendo construído próximo a Sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O mesmo será mantido por participantes dos grupos da Secretaria de Saúde e Assistência Social, profissionais da área e população em geral que queira colaborar voluntariamente na manutenção e cuidado das ervas.

Para a fisioterapeuta Bruna Moro, uma das organizadoras do projeto, a desenfreada oferta de produtos químicos e sintéticos e a busca por resultados imediatos, tem deixado em segundo plano a tradição milenar do uso de ervas e plantas medicinais. “O que buscamos agora é um encontro e, para a grande maioria, um reencontro com a natureza e seus benefícios, criando um espaço favorável para a medicina natural e fitoterápica, resgatando e valorizando a cultura tradicional e popular das plantas medicinais, aromáticas e condimentares.” afirma Bruna.

Para o Prefeito José Carlos Breda, o projeto visa resgatar e valorizar a utilização das plantas medicinais para a cura de doenças, cortando gastos com medicamentos e garantindo acima de tudo, a saúde e qualidade de vida dos cotiporanenses. Ainda, afirma que obra irá proporcionar a integração da comunidade através do cultivo e cuidado com a natureza.

O Horto Medicinal é uma realização da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde e Assistência Social juntamente com a Secretaria de Agricultura, Secretaria de Obras e EMATER de Cotiporã.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.