3º. Batalhão de Políciamento em Áreas Turísticas completa seu 13º aniversário neste domingo

A História da Brigada Militar, se funde à História do Povo Gaúcho …

As estruturas físicas do atual Quartel da Brigada Militar de Bento Gonçalves, Guardiões da Serra Gaúcha, foram iniciadas no ano de 1988, até então um Destacamento de Oficiais e Praças, pertencentes ao 12° BPM, Caxias do Sul.

Nos anos seguintes, Bento Gonçalves foi sede do 36º BPM até o ano de 2006, quando passou a ser denominado para a unidade de policiamento de Farroupilha, sendo atribuída a Brigada Militar de Bento Gonçalves o designativo de “3° Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas”, em 16 de Junho de 2006 com o objetivo de agregar às atividades já desenvolvidas diariamente na região, um policiamento especializado capaz de atender também às necessidades do segmento turístico, sendo que atualmente em toda área de responsabilidade territorial, são registrados fluxos superiores a 2,5 milhões de pessoas por ano, a lazer, negócios, a turismo e ou eventos.

O Batalhão atua em 25 municípios da Serra Gaúcha e atende mais de 320 mil habitantes locais.

A sua estrutura geográfica e os fatores socio-econômicos demandam do 3° BPAT um grande esforço estratégico diuturno, para garantir a segurança da população bem como atender à vasta demanda de atividades voltadas a prevenção e a repressão qualificada.

O Batalhão está constituído em Duas Companhias de Policiamento Ostensivo, com sedes em Bento Gonçalves e Nova Prata, mais Pelotões nos municípios de Garibaldi, Carlos Barbosa, Veranópolis, Guaporé e Serafina Correa, além de Grupamentos nos municípios de André da Rocha, Boa Vista do Sul, Cotiporã, Coronel Pilar, Fagundes Varela, Guabijú, Montauri, Monte Belo do Sul, Nova Bassano, Parai, Nova Araçá, Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, Vista Alegre do Prata, União da Serra, Vila Flores e Pinto Bandeira.

Desempenham diuturnamente atividades de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, através das atividades especializadas de Policiamento Comunitário, Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD), Patrulha Escolar, Patrulha Maria da Penha, Guarda de Estabelecimentos Prisionais em Bento Gonçalves, Nova Prata e Guaporé, Patrulha Escolar, Patrulhamento Rural, Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas e Pelotão de Operações Especiais.

SÍMBOLO

O 3º BPAT tem como heráldica, um brasão onde aparecem a Pipa Pórtico – símbolo da cidade de Bento Gonçalves, o grifo – uma figura metade leão metade águia que representa a força, a rapidez e vigilância, e as pistolas Clarck cruzadas, que simbolizam as Polícias Militares do Brasil.

PATRONO

O Patrono do 3° BPAT é o Italiano Giuseppe Maria Garibaldi, o “Herói de Dois Mundos”, que marcou a história do Rio Grande do Sul e que juntamente com outros Heróis Farroupilhas lutaram pelos ideais Republicanos.

Por fim, o 3° BPAT Enaltece Gloriosamente, à Todos os Policiais Militares, Heróis do Passado, Heróis dos Dias de Hoje, Heróis da Vida Real, Razão de Sua Existência, que tanto contribuíram com a Brigada Militar através da Coragem, da Abnegação, do Profissionalismo, com a Força e pela Honra em Defesa da Vida, em Defesa, da Sociedade Serrana.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.