Após dois anos, camioneta furtada em Passo Fundo é encontrada em desmanche de Nova Bassano

O proprietário de um desmanche em Nova Bassano foi preso por receptação na manhã desta terça-feira, 12. A fiscalização localizou uma camioneta Vitara emplacada em Marau e que havia sido furtada em Passo Fundo no dia 24 de maio de 2016. A vistoria fez parte da 79ª etapa da Operação Desmanche, que visa, justamente, coibir este locais que recebem veículos roubados e furtados.

A camioneta Vitara recuperada estava sem as placas e algumas outras peças sobressalentes segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP). O proprietário do local, um homem de 40 anos, foi encaminhado ao Presídio Estadual de Nova Prata.

A 79ª Operação Desmanche também interditou outros dois desmanches em Nova Prata, nos bairros Retiro e São Cristóvão, onde não aconteceram prisões. A polícia chegou aos três estabelecimentos graças a denúncias da comunidade. Ao todo, foram recolhidas 200 toneladas de sucata automotiva.

A coordenadora da força-tarefa, capitã Marta França Moreira explica que a ofensiva na Serra faz parte do projeto de ampliação da Força Tarefa Desmanche para manter a curva descendente dos crimes de roubo e furto de veículos, além de coibir o crime de receptação.

Lei dos Desmanches

A Lei Federal 12.977 (Lei dos Desmanches) entrou em vigor em 20 de agosto de 2015, com o objetivo de combater a recepção de veículos roubados. Desde esta data, somente podem atuar no comércio de peças usadas empresas registradas no Detran/RS. Essas empresas devem seguir uma série de requisitos e incluir cada uma das peças à venda no sistema informatizado, vinculando-as à nota fiscal e à placa do veículo de origem.

A Operação Desmanche

Reunião de esforços da Polícia Civil (PC), da Brigada Militar (BM), do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e do Detran RS a Operação Desmanche tem o viés de aprimorar o combate à receptação e o desmanche de veículos roubados, impedindo que estabelecimentos irregulares continuem em funcionamento.

Desde a primeira edição, em fevereiro de 2016, a força-tarefa já passou por 43 municípios gaúchos. Na Serra, já haviam sido realizadas ações em Carlos Barbosa, Canela e Caxias do Sul. No total, foram interditados 126 locais e apreendidas seis mil toneladas de sucata automotiva, que resultaram na prisão de cerca de 70 pessoas.

As peças apreendidas são encaminhadas à Gerdau, que, a partir da parceria com o Estado, as transforma em material de trabalho, dando novo destino às peças recicladas.

Com informações do Jornal Pioneiro de Caxias do Sul e da SSP do RS.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.