Secretaria de Educação de Veranópolis adquire 600 volumes de literatura Infantil e Infanto – Juvenil

Tendo sempre presente que a leitura é uma importante ferramenta no desenvolvimento de todas as pessoas, e deve ser realizada desde os primeiros anos de vida, a Secretaria Municipal de Educação, Esportes, lazer e Juventude realizou a aquisição de 600 volumes de literatura Infantil e Infanto – Juvenil. Através da leitura os adultos transmitem para as crianças estímulos de conhecimento, afeto e convivência, fundamentais para a formação cognitiva dos pequenos.

Distintas áreas do conhecimento realizaram estudos sobre a importância dos primeiros anos de vida – desde a educação, a psicologia e a psicanálise até os mais recentes estudos da neurociência. No campo desta última, identificou-se que a formação de conexões cerebrais é muito mais acelerada na primeira infância. As experiências vivenciadas pela criança têm grande influência no seu desenvolvimento e no da arquitetura do cérebro.

Tudo o que a criança experimenta no mundo externo (vivências e estímulos cognitivos, sensoriais e afetivos) desempenha um papel em sua constituição como indivíduo. Por isso, é importante oferecer afeto, cuidado e estímulos desde cedo. Um dos principais estímulos é ler para elas.

A leitura é tão importante, que “receitar livros” se tornou uma recomendação médica no exterior e no Brasil. Por isso, leia e faça isso do seu jeito. Não se preocupe tanto com regras. Existem vários jeitos de ler um livro, e o melhor certamente é o seu, essa é uma das riquezas da literatura: estimular a imaginação e permitir que a criança brinque com seus pensamentos, com liberdade e autonomia.

Fotos:Secretaria de Educação, Esportes, lazer e Juventude

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.