Projeto visa garantir a saúde do viticultor cotiporanense
Na última segunda-feira, dia 19 de novembro, a Prefeitura de Cotiporã através da Secretaria da Saúde, Academia da Saúde e Vigilância em Saúde, desenvolveu o Projeto “Saúde do Trabalhador Viticultor” na Comunidade de São Valentim.
O projeto surgiu no ano de 2017, após observar-se a grande procura por atendimento médico por queixa de dores nas costas e ombros dos viticultores, após o período de safra da uva.
A atividade visa identificar a ocorrência desses problemas e propor medidas de prevenção e promoção da saúde como exercícios laborais e orientações.
Os profissionais da saúde, juntamente ao Secretário de Agricultura Douglas Penso, buscaram identificar, nos moradores da comunidade, a frequência de dores osteomoleculares no trabalhador rural da uva, avaliar o nível de fadiga, propor a inclusão da ginástica laboral na jornada de trabalho, identificar os riscos reduzindo ou eliminando-os. Em março de 2019, os profissionais retornarão na comunidade para fazer uma avaliação do projeto e ver sua validade.