Polícia Federal prende 12 índios por extorsão e milícia armada em Ronda Alta

A Polícia Federal de Passo Fundo, em uma ação com o apoio da Polícia Civil e Brigada Militar, prendeu 12 indígenas na tarde desta quinta-feira (25) na cidade de Ronda Alta, divisa com Três Palmeiras.

A região há meses vive um clima tenso e no último sábado um agricultor acabou baleado ao se recusar a pagar uma taxa a um grupo de índios para poder plantar em sua própria terra. O comboio saído de Passo Fundo chamou a atenção e trouxe um pouco de paz aquele local.

Em entrevista na Uirapuru o Delegado Mário Luiz Vieira, que coordenou a operações, explicou que este grupo foi flagrado dentro da terra particular de um agricultor que se negou a pagar taxas de plantio. Com a negativa os índios foram até a propriedade e assumiram os trabalhos, usando o maquinário do produtor, as sementes e os defensivos. Para acelerar o processo os índios usaram secante no pasto verde, com o gado ainda comendo, envenenando os animais.

Com a chegada dos policiais, dez índios armados jogaram as armas no mato, enquanto dois seguiram plantando. Entre os 12 presos está inclusive o cacique, identificado como Ronaldo Mig.

O delegado Mário afirmou que a delegacia de Passo Fundo concentra todos os problemas indígenas da região, sendo que isso consome quase que a totalidade do tempo e esforços dos agentes.

Com informações da Rádio Uirapuru de Passo Fundo e da Polícia Federal, foto Polícia Federal Divulgação.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.