Chuva de meteoros pode ser vista no céu do RS esta semana

Uma chuva de meteoros Eta Aquáridas pode ser vista no céu do Rio Grande do Sul durante esta semana, segundo o Observatório Heller&Jung, de Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

De acordo com o professor Carlos Fernando Jung, um dos responsáveis pelo observatório, a chuva atingirá a atividade máxima entre quarta-feira (5) e quinta (6).

“Aqui no hemisfério Sul, a taxa de meteoros visíveis é maior que no hemisfério Norte, com previsão para até 50 por hora”, diz.

Segundo Jung, a chuva está associada aos detritos do cometa Halley, um cometa periódico, visível na Terra a cada 75 anos e conhecido pela alta velocidade de seus meteoros.

“A velocidade chega a 66 km/s. Estes meteoros normalmente deixam um rastro brilhante no céu por vários segundos e é o único cometa que é regularmente visível a olho nu da Terra”, conta.

Ainda de acordo com o professor, o melhor horário para observação é após às 2h, na direção leste. “Mas podem ser vistos durante a noite antes desta hora. A quantidade que pode ser vista é grande”, destaca.

Com informações do Portal G1 RS.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.