Importância da prevenção: dia D do outubro rosa acontece neste sábado em Veranópolis

O outubro rosa possui como objetivo, alertar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Assim sendo, em Veranópolis, uma das ações tradicionais realizadas é o dia D do Outubro Rosa. Neste ano, a atividade está organizada para ocorrer neste sábado, dia 24 de outubro, em todos os Postos de Saúde do município.

O objetivo deste dia, em especial, é compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. O Dia D acontecerá das 8h às 12 e das 13h às 17h. O objetivo é de facilitar o acesso aos atendimentos às mulheres que não tem disponibilidade de procurar os serviços de saúde nos demais dias da semana.

A Secretaria Municipal de Saúde de Veranópolis, estará disponibilizando consultas médicas, exames citopatológicos, toque de mama, encaminhamento para mamografias e ecografias, se necessário, além de testes rápidos para Sífilis, HIV/Aids e Hepatite B e C.

Os agendamentos devem ser realizados na Unidade de Saúde de referência de cada mulher. Neste dia, também, agentes de saúde realizarão visitas nos bairros, com o objetivo de renovar o cadastro de saúde.

Além disso, frisa-se a importância que seja feito, não apenas neste mês, exames de prevenção e autoexame. Os sintomas que as mulheres devem atentar em seu corpo é o caroço (nódulo), geralmente, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas.

Atentar para os sintomas e realizar exames periodicamente salvam vidas, por isso, é essencial que cada mulher redobre a atenção para essas questões.

Veja a entrevista completa sobre o tema

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.