Metade Sul, Fronteira e Campanha podem registrar altos acumulados de chuva em curto período de tempo

A Sigma Meteorologia alerta para a possibilidade de ocorrência de altos acumulados de chuva em curto espaço de tempo em pontos da Fronteira com o Uruguai, Campanha, Litoral Sul, Costa Doce e Serra do Sudeste a partir do final desta sexta-feira e ao longo do sábado (23).

Já choveu quase 200 mm em alguns pontos do Rio Grande do Sul nas últimas 48h e vai chover ainda mais. A partir do final desta sexta-feira e principalmente ao longo do sábado, o aprofundamento de um centro de baixa pressão em superfície, associado a um Vórtice Ciclônico em Altos e Médios Níveis da atmosfera, juntamente com intensa advecção de umidade do oceano em baixos níveis devem favorecer a formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical e que podem causar altos acumulados de chuva em curto período de tempo, com potencial para alagamentos e até mesmo transbordamentos de arroios e córregos, além de outros transtornos.

A maioria dos principais modelos globais de previsão numérica do tempo convergem para um cenário em que os maiores acumulados de chuva devem se concentrar em áreas da Metade Sul, Fronteira com o Uruguai e Campanha, com valores entre 50/150 mm e localmente superiores (> 150 mm) em alguns pontos.

Neste caso, a região em que mais preocupa (potencial) abrange municípios como Santana do Livramento, Dom Pedrito, Bagé, Lavras do Sul, Aceguá, Piratini, Pinheiro Machado, Herval, Jaguarão, Pelotas, Rio Grande, Canguçu, São Lourenço do Sul, Cristal, Santana da Boa Vista, Camaquã e mesmo áreas mais a norte, como Caçapava do Sul, Encruzilhada, Alegrete, Rosário, São Gabriel e cidades próximas, estariam propícias a terem acumulados mais significativos.

Nas demais áreas do estado, a instabilidade também segue com risco de temporais e com potencial para causar volumes de chuva localmente altos.

Neste sábado, o ingresso de ar mais frio, associado com os ventos e as chuvas já devem aumentar a sensação de frio. No domingo, as temperaturas caem ainda mais, o dia será marcado por muitas nuvens e ainda podem ocorrer pancadas rápidas e fracas de chuva, mas sem risco de temporal.

Montagem de alguns dos modelos meteorológicos analisados pela equipe de Meteorologistas da Sigma Meteorologia convergem para cenário de chuva forte e volumosa em pontos da Metade Sul do Rio Grande do Sul. A inicialização dos modelos ECMWF, GFS e ICON foram das 12z de hoje e do modelo COSMO das 0z de hoje. Os acumulados de maneira geral são referentes até o início do próximo domingo (24).

Com informações da Sigma Meteorologia.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.