Veranópolis é o município que teve maior número de deslizamentos de terra durante fortes chuvas no RS

Entre os dias 08 e 09 de maio de 2024, a NASA Disasters mapeou pontos de movimento de massa em todo o Rio Grande do Sul (RS). Ao todo foram mapeados 3.934 pontos, a maioria na região da Serra Gaúcha compreendida entre os “Vales”.

A Engenheira Civil Especialista em Geotecnia, Catiucha L. S. Rehbein, realizou um trabalho que teve o intuito de contabilizar os dados e apresentar um panorama geral de movimentos de massa por região e por município.

Neste trabalho (disponível no site da Prefeitura de Veranópolis) são apresentados os números referentes apenas aos pontos demarcados pela NASA no início do mês de maio, sem inserção de novas cicatrizes recentes nas encostas. Os dados são apresentados em valores decrescentes, sendo as posições referentes ao maior número de ocorrências para o menor.

A região mais afetada pelos movimentos de massa no período mapeado foi a região dos “Vales”, que compreende a Serra Gaúcha, com 2.636 ocorrências e 63 municípios atingidos.
A segunda região mais afetada foi a Central, com 1.074 ocorrências e 20 municípios atingidos. A Serra Geral teve 224 ocorrências distribuídas entre 16 municípios.
O município de Veranópolis foi o local com maior número de ocorrências do estado do Rio Grande do Sul, contabilizando 270 deslizamentos de terra.

✔️ Referências deste trabalho: NASA Disasters Program, NASA GSFC, NASA Landslides Team. Includes copyrighted material of Planet Labs PBC. All rights reserved. Planet Team (2017). Planet Application Program Interface: In Space for Life on Earth. San Francisco, CA. https://api.planet.com.

✒️ Autor: Catiucha L. S. Rehbein – Engenheira Civil Especialista em Geotecnia

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo