Operação Fire: 47 presos em megaoperação contra tráfico e homicídios em Uruguaiana

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta terça-feira (11) a Operação Fire, um duro golpe contra o tráfico de drogas e homicídios em Uruguaiana. A ação desarticulou uma organização criminosa que abastecia pelo menos 80 pontos de venda de entorpecentes na cidade e resultou na prisão de 47 pessoas, incluindo o líder do grupo.

Desmantelamento da quadrilha

A operação, realizada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Uruguaiana, com apoio de 218 agentes da Segurança Pública, foi a maior já realizada pela Polícia Civil no município. Durante a ação, foram cumpridos 103 mandados judiciais, incluindo 53 de prisão preventiva, 49 de busca e apreensão e uma medida cautelar em imóveis e casas prisionais de Uruguaiana, Montenegro e Charqueadas.

Investigação e crimes apurados

As investigações tiveram início há mais de dez meses, após o assassinato de um homem em Uruguaiana em julho de 2023. A apuração da Polícia Civil revelou a ligação da vítima com uma organização criminosa que atuava no tráfico de drogas na cidade e era responsável por diversas execuções. Três homens foram presos e indiciados pela prática de homicídio qualificado na época.

O aprofundamento das investigações identificou mais 50 integrantes da organização, totalizando 53 pessoas envolvidas. A Draco apurou que o grupo era responsável por comandar pelo menos 80 pontos de venda de drogas em Uruguaiana, movimentando mais de 100 kg de entorpecentes por mês, entre maconha, cocaína e crack.

Resultado da operação

A Operação Fire resultou na prisão de 47 pessoas, incluindo o líder da organização criminosa, que comandava o grupo inicialmente de dentro da Cadeia Pública de Porto Alegre e, posteriormente, de uma Penitenciária de Charqueadas. Foram apreendidos 28 kg de maconha, 1,3 kg de cocaína, além de dinheiro e outros materiais utilizados pela quadrilha.

Ação conjunta pela segurança pública

A operação contou com a participação de policiais civis, agentes penitenciários e servidores do Instituto-Geral de Perícias (IGP) de 20 cidades, utilizando 73 viaturas. A ação demonstra o compromisso da Segurança Pública com o combate ao crime organizado e à garantia da segurança da população em Uruguaiana e região.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo