Governo planeja comprar casas prontas no Rio Grande do Sul para atender famílias atingidas

O programa Minha Casa, Minha Vida pode comprar casas e apartamentos prontos no Rio Grande do Sul para atender famílias atingidas pelas chuvas e enchentes no estado. A medida faz parte de uma lista de ideias apresentadas pelo ministro das Cidades, Jader Filho, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que gostou da iniciativa, as informações são do SBT News.

Lula está no Rio Grande do Sul com uma comitiva de ministros e integrantes da administração pública federal. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, também embarcou no voo presidencial e está em solo gaúcho.

Ainda faltam detalhes para o plano ser posto em prática. O governo vai realizar consultas a construtoras sobre o preço de imóveis prontos ou até mesmo semiprontos e também unidades à venda para poder ajudar população desabrigada.

As construções não serão exclusivas para a faixa 1 e podem atender famílias que ganham mais de 2 salários mínimos, segundo informaram fontes do Palácio do Planalto ao SBT News.

A compra das residências é uma modalidade prevista no Minha Casa, Minha Vida, mas o governo costuma optar pela construção por conta do preço e também para adaptar as construções às faixas do programa e gerar emprego na área de construção civil.

Diante dos problemas emergenciais e da situação dos municípios gaúchos, os prefeitos não teriam condições de mapear, de imediato, terrenos para a construção de unidades habitacionais. Além disso, uma construção do zero demoraria pelo menos dois anos para ser concluída.

    Na manhã desta quarta-feira (15), o site do Ministério das Cidades disponibilizou um formulário para as prefeituras do Rio Grande do Sul informarem as estimativas iniciais de moradias destruídas, condenadas e a serem recuperadas nos municípios afetados pelas chuvas. Essa conta será levada em consideração para realizar a compra de imóveis.

    Em um segundo momento, o governo vai mapear terrenos para construir, também, novos empreendimentos habitacionais para as famílias do Minha Casa, Minha Vida.

    Receba as notícias da Studio via WhatsApp

    Receba as notícias da Studio via Telegram

    A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Botão Voltar ao topo

    Podemos exibir anúncios para você?

    Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.