Como estão os níveis dos rios no começo desta segunda-feira

A segunda-feira começa com todos os rios sob enchente apresentando alta ou forte elevação, mostram os dados consultados pela MetSul Meteorologia. A tendência, assim, é de um grande agravamento das cheias no Rio Grande do Sul no começo desta semana.

O nível do Rio Taquari estava perto de 28 metros no final da madrugada no vale, mas o ritmo de subida diminuía consideravelmente. Na parte alta da bacia, o Taquari já tem trajetória de baixa.

Já o Rio Caí estava às 6h da manhã com 15,71 metros em São Sebastião do Caí e ainda subia, embora com um ritmo muito menor do que ontem. A enchente está perto do pico na cidade, mas tende a se agravar muito hoje em Montenegro.

O nível do Rio dos Sinos está em elevação e atingia no final da madrugada 5,88 metros em São Leopoldo. O mesmo ocorre com o Gravataí, que estava em 5,80 metros no início desta segunda. A maior vazão nos dois rios chega nos próximos dias, assim a tendência é de significativo agravamento durante a semana. O Jacuí também sobe em toda a sua extensão.

O Guaíba, em Porto Alegre, recebe a água de todos estes rios e na madrugada de hoje entrou em forte trajetória de alta à medida que começou a receber a maior vazão vinda do Taquari, que é um rio de resposta rápida e cujas águas alcançam mais rapidamente a capital.

O nível do Guaíba no final da madrugada estava em 4,71 metros depois de ter atingido ontem cedo 4,56 metros. A tendência, portanto, é de forte alta nesta semana. Há imensa quantidade de água descendo dos rios contribuintes e que encontra o Guaíba com cota perto do pico da enchente de 1941 (4,76 metros).

Assim, não apenas é provável que volte a superar a marca de 5 metros como é possível que bata o pico desta cheia até agora de 5,35 metros, o que vai estender a enchente por longo período. Para complicar, haverá vento Sul hoje, amanhã, em parte da quarta e na sexta, o que favorece elevação acentuada do nível.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.