Prefeitura de Caxias do Sul inaugura Ambulatório Trans

A Prefeitura inaugurou nesta sexta (12.04) o Serviço Ambulatorial Especializado no Processo Transexualizador – Ambulatório Trans de Caxias do Sul. O objetivo é acolher, orientar e proporcionar acesso para que homens e mulheres trans possam realizar o tratamento de hormonioterapia. “O ambulatório vai permitir que as pessoas trans façam o procedimento de forma segura, assistida por profissionais habilitados, sem risco à saúde. Isso é o mais importante”, frisou a vice-prefeita Paula Ioris na inauguração do local.

O serviço é vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e funciona no primeiro andar do Centro Especializado de Saúde (CES). O ambulatório possui equipe multidisciplinar formada por médico, enfermeiro, psicólogos, assistente social e farmacêutico. Todos os profissionais são ligados à SMS.

“Quando recebi da equipe o projeto deste ambulatório, olhei com muito carinho, porque o SUS é para todos. A estrutura da sala é nossa, já temos equipe, e a abertura do ambulatório foi viabilizada pela aquisição dos medicamentos. E temos a possibilidade de ampliar para um atendimento regional, buscar mais recursos”, ressaltou a secretária da Saúde, Daniele Meneguzzi.

A criação do ambulatório é uma das metas previstas no Plano Municipal de Saúde, pois foi elencado como uma das demandas dos participantes da Conferência Municipal de Saúde.

A aquisição de medicamentos, conforme protocolo de hormonização, foi realizada com recurso de R$1,5 milhão de emenda de custeio encaminhada pela deputada Fernanda Melchionna, que estava presente na inauguração.

“Fico muito feliz em ajudar com esse pontapé inicial. Se a política pública beneficia a sociedade, vamos apoiar. Acredito que esse ambulatório não só veio para ficar, como para ampliar, ser regional”, disse Fernanda.

A criação do ambulatório teve apoio de promotores de saúde LGBTQIA+, ativistas e representantes da sociedade civil.

“Essa ação conjunta mostra como a política tem que ser: de modo plural, em benefício da sociedade. A saúde tem que ser pensada com os direitos humanos”, comemorou a representante da ONG Construindo Igualdade, Cléo Araujo.

O serviço do ambulatório será completo, com oferta de acolhimento, consulta psicológica e de enfermagem, avaliação e acompanhamento médico, consulta farmacêutica, encaminhamento para exames, aplicação e dispensação de hormônios. O público-alvo são pessoas de 18 anos ou mais residentes de Caxias do Sul.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.