Com queda nas vendas, empresas de máquinas agrícolas paralisam atividades de 1,4 mil funcionários gaúchos

A partir desta segunda-feira (25), as empresas John Deere e AGCO, fabricantes de máquinas agrícolas, suspenderam as atividades de 1,47 mil funcionários em suas fábricas no noroeste do Rio Grande do Sul. A medida, que durará no mínimo dois meses, visa evitar demissões em meio à queda nas vendas, as informações são de GZH.

O modelo aplicado pelas empresas é o layoff, que suspende temporariamente o trabalho dos funcionários, que continuam recebendo seus salários durante o período. O governo federal, através do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), e as empresas arcam com os custos dos salários. Dessa forma, os trabalhadores não perdem férias nem 13º salário.

A decisão foi aprovada pelos sindicatos dos metalúrgicos para garantir que as empresas mantenham os vínculos com os empregados, sem prejuízos. Nas duas empresas, a produção está completamente interrompida.

Na John Deere, em Horizontina, 1,1 mil funcionários foram afastados. Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Horizontina e Região, Jorge Luís Ramos, a medida evita 300 demissões e o prazo de paralisações pode ser prorrogado por até cinco meses, com o acréscimo de outros 300 trabalhadores.

Em nota, a John Deere confirmou que o período de “férias coletivas” iniciou nesta segunda-feira e que a empresa oferecerá “um complemento salarial à bolsa-qualificação fornecida pelo governo, de forma que os funcionários mantenham 100% dos seus salários neste período”.

Colaboradores também receberão:

  • Vale-alimentação
  • Convênio médico
  • Convênio farmácia
  • Pagamento de indenização do FGTS
  • Adiantamento da primeira parcela do 13° em março

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.