Inaugurada a revitalização e ampliação da Feira do Produtor e Casa do Artesão de Nova Prata

Na tarde desta sexta-feira, 23, aconteceu a inauguração da revitalização e ampliação da Feira do Produtor e da Casa do Artesão, um marco significativo e importante para a comunidade de Nova Prata.

A ocasião foi prestigiada pelo prefeito municipal, Alcione Grazziotin; pela vice-prefeita, Sandra Zottis; pelo secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, André Nedel; pelo presidente da Câmara de Vereadores, Cláudio Dilda; pelo coordenador regional da Emater, Edson Bonato; pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Dirceu Borsatto, feirantes, artesãos, secretários, vereadores, lideranças locais e comunidade em geral.

O espaço físico da Feira do Produtor passou por uma significativa reestruturação e ampliação. Essas mudanças proporcionam uma maior capacidade de acolhimento aos produtores, ampliando as oportunidades de comercialização.

Durante o processo de reforma, o telhado foi completamente substituído, com a ampliação da cobertura na área de circulação e atendimento ao público. Além disso, houve a modernização da fiação elétrica e a adaptação na abertura das janelas, atendendo às necessidades específicas dos próprios produtores. A introdução de dois novos boxes amplia a capacidade do espaço, possibilitando que mais agricultores usufruam das instalações.

A Casa do Artesão também foi beneficiada com novo telhado, pintura, adequações e revitalização do espaço interno, demandas antigas dos artesãos que expõem os seus trabalhos no local.

Com estas melhorias, a Feira do Produtor e Agricultores e a Casa do Artesão se tornam ainda mais atrativos e funcionais, promovendo não apenas a comercialização de produtos, mas também a promoção da cultura local e o fortalecimento da comunidade agrícola e artística de Nova Prata.

CONTEXTO HISTÓRICO

Há 40 anos iniciava a história deste local, segundo nos conta o relato do Sr. Gervásio Petrikovski. Sem nenhuma estrutura os primeiros feirantes construíram algumas prateleiras de madeira e neste espaço vendiam seus produtos. Em 01 de agosto de 1987 foi oficialmente inaugurado o Mercado Hortigranjeiro, conforme consta na placa instalada no local. Os primeiros feirantes foram: João Carlos Donadello (em memória), Domingos Rigon (em memória), Antonio Aiolfi (em memória), Eusebio Pagnoncelli (em memória), Egidio Magoga (em memória), Felix Petrikovski (em memória), Silvestri Podenski (em memória), Nelci Toazza, Terezinha Capellari e Vitorino Dall’Agnol.

Atualmente, outras pessoas utilizam-se do espaço e nele dedicam seu trabalho, trazendo à comunidade seus produtos cultivados e produzidos com muito empenho e carinho.

Os feirantes atuais da Feira do Produtor e Agroindústria: Valmor De Carli (Embutidos Kopper) Paulo Rampon, Nicole Tedesco, Miguel Petrikovski, Rejane Hamerski, Everson de Souza e Eliane Comin, Marinês Grando, Antonio Baccarin, Silvério Herman, Valdecir Maróstica, Gerasio Petrikovsi e Carlito Vargem.

Na Casa do Artesão: Presidente, Joce de Conto, vice-presidente, Josiane Rodrigues e os artesãos: Patrícia, Inês, Raquel, Luciane, Clecir, Iracema e Antoninho.

Fotos: Vilson Paludo

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.