Caxias do Sul realiza força-tarefa para abordar pessoas em situação de rua

A Prefeitura de Caxias do Sul deflagra nesta segunda-feira (26/02) uma força-tarefa para abordar pessoas em situação de rua. A ideia é reforçar o encaminhamento aos serviços de acolhimento e de saúde já ofertados pelo município. Além de assegurar tratamento digno a quem enfrenta necessidades, o trabalho foca na segurança da população, por meio da identificação de pessoas em débito com a Justiça.

“Somos uma administração humana. Vamos auxiliar quem verdadeiramente necessita e quer ser ajudado, mas precisamos de medidas enérgicas para separar o joio do trigo“, afirma o prefeito Adiló Didomenico. “Temos 120 vagas em casas de passagem e realizamos cerca 500 atendimentos mensais no Centro Pop Rua, com oferta de banho e alimento. Oferecemos cursos de capacitação e ajudamos no encaminhamento ao mercado de trabalho. Para uma cidade do porte de Caxias, fizemos muito por essa população. A assistência social é uma responsabilidade que deveria ser compartilhada com o Estado e União, no entanto, bancamos 94% desse custo”, sustenta o prefeito.

A abordagem é feita de forma conjunta por equipes da Fundação de Assistência Social, Secretaria Municipal da Saúde, Guarda Municipal e Codeca. Além dos serviços de atendimento na cidade, para pessoas que manifestarem o desejo de regressar aos locais de origem, o município oferece a passagem.

A Prefeitura também orienta a população a auxiliar as pessoas em situação de rua por meio dos serviços ofertados pelo município, para evitar que a caridade, feita com a melhor das intenções, se transforme em um atrativo para manter pessoas na rua, sem condições dignas de sobrevivência.

Estrutura de Caxias do Sul

Fundação de Assistência Social (FAS)

  • 120 vagas em serviços de acolhimento.
  • Programa de Apoio à Saída das Ruas (PAS Rua).
  • Centro Pop Rua: faz o encaminhamento para as casas de passagem.
  • Abordagem Social: vai ao encontro da população em situação de rua.
  • Passagem de retorno para pessoas que querem retornar às cidades de origem.

Secretaria Municipal da Saúde

  • 2 Centros de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) 24 horas para adolescentes e adultos em uso de álcool e outras drogas e seus familiares. Acesso: demanda espontânea e rede de saúde.
  • 2 CAPS Cidadania e Integração para adultos com transtorno mental grave e persistente, egressos ou não de internações psiquiátricas. Acesso: demanda espontânea ou via rede.
  • Unidade de Acolhimento Adulto para pessoas em vulnerabilidade decorrente do uso de álcool e outras drogas e que necessitam de moradia em caráter transitório. Acesso via CAPS AD.
  • 4 residenciais terapêuticos com 40 vagas (no total) que atendem adultos com transtornos mentais graves e persistentes, com histórico de longas internações psiquiátricas, com laços familiares muito fragilizados ou inexistentes. Acesso via CAPS Cidadania.
  • Consultório na Rua: equipe multiprofissional, que desenvolve ações integrais de saúde.

Segurança Alimentar

  • 80 marmitas por dia entregues à população de rua junto à sede da União das Associações de Bairro (UAB), no horário de almoço.
  • Banco de Alimentos oferece marmitas para casas de passagem
  • 2.840 quilos de alimentos por mês.

Segurança Pública e Proteção Social

  • O Centro Integrado de Operações (CIOP) mais moderno do Estado auxilia na prevenção de condutas ilegais ou inapropriadas e na identificação de autores de delitos.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.