Starlink de Elon Musk irá conectar máquinas agrícolas no Brasil

A fabricante norte-americana John Deere e a Starlink, empresa de internet via satélite da SpaceX, revelaram uma parceria para dotar tratores e outras máquinas agrícolas com conectividade de alta velocidade tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. A implementação desse acordo está prevista ao longo do ano, proporcionando aos agricultores em regiões remotas, desprovidas de acesso à internet, a capacidade de usufruir das tecnologias digitais avançadas da John Deere. Essas tecnologias incluem recursos como controle autônomo, compartilhamento instantâneo de dados, diagnóstico remoto, suporte técnico avançado e comunicação entre os equipamentos. As empresas têm planos de incorporar o Starlink em máquinas agrícolas tanto novas quanto já em operação.

A iniciativa foi anunciada na terça-feira, (15), por Elon Musk, o bilionário proprietário da SpaceX, por meio da sua rede social X, na qual também detém a propriedade.

“Isso será ótimo para os agricultores”, disse o bilionário, que também é dono da Tesla.

Jahmy Hindman, CTO da John Deere, afirmou em entrevista ao jornal norte-americano The Wall Street Journal (WSJ) que o acordo representa “uma oportunidade para introduzir as tecnologias da empresa a um número ainda maior de clientes”. No Brasil, aproximadamente 70% dos hectares cultivados carecem de conectividade, contrastando com os Estados Unidos, onde esse índice é de 30%.

O WSJ reportou que a Deere conduziu testes com os satélites por aproximadamente oito meses antes de escolher o Starlink em detrimento da Intelsat.

Os detalhes financeiros do acordo, assim como os custos relacionados à instalação e utilização dos satélites pelos agricultores, não foram divulgados pelas empresas. A John Deere anunciou sua intenção de derivar 10% da receita anual por meio de taxas provenientes de serviços de software, os quais oferecem dados em tempo real aos agricultores.

A Starlink é uma rede de satélites projetada para prover internet de alta velocidade em áreas remotas. Atualmente, a empresa já possui mais de 5.300 satélites em órbita, com planos de lançar mais de 42 mil satélites nos próximos anos.

Fonte: Canal Rural

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.