Casos autóctones (contraídos na zona da residência) de Chikungunya são registrados em Veranópolis

A Secretaria de Saúde de Veranópolis, por meio do setor de Vigilância em Saúde, alerta a população sobre a existência de casos autóctones (casos contraídos na zona da residência) de Chikungunya no município, doença que é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.

Com essa confirmação de casos de Chikungunya em Veranópolis é muito importante que todas as pessoas cuidem ao máximo e eliminem pontos que possam acumular água parada, que coloquem telas nas caixas d’água e que seja usado cloro em todas as piscinas, inclusive nas infantis, para evitar que essa água parada vire um possível criadouro do mosquito, que além da Chikungunya, também transmite a Zika e a Dengue.

👉 Fique atento aos sintomas da doença, que geralmente aparecem depois de uma semana de infecção, e procure atendimento médico:
▪ Febre e dor nas articulações;
▪ Dor muscular (dores pelo corpo);
▪ Dor de cabeça;
▪ Fadiga (cansaço);
▪ Erupção.

As pessoas contaminadas também podem ter:
▪ Dores locais, como atrás dos olhos, nas articulações, no abdômen ou nos músculos.
▪ São comuns sintomas como febre, calfrios, fadiga, febre alta, febre leve ou suor, além de náusea ou vômito.
▪ Dores nas articulações, de cabeça, inchacho dos gâglios ou irritação na pele também podem ser sintomas da Chicungunya.

➡Faça a sua parte, elimine pontos com água parada e use repelente de mosquito.
Prevenir é uma responsabilidade de todos.
❌🦟❌

Em caso de dúvidas ou denúncias entre em contato com a Secretaria da Saúde (54) 3441-1458 e converse com o setor de Endemias.

🌐 Saiba mais sobre a Chikungunya:
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/chikungunya

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.