Hemocentro e Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre farão atividade de conscientização na Semana do Doador de Sangue

O Hemocentro do Rio Grande do Sul (Hemorgs) e o Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre realizam no sábado (18/11), no Parque da Redenção, uma atividade alusiva à Semana Nacional do Doador de Sangue. A Unidade Móvel do Hemocentro estará, das 8h às 12h, posicionada em frente ao Monumento do Expedicionário, onde serão distribuídos materiais informativos sobre doação de sangue. O Hemotchê, mascote do Hemocentro, também irá circular pelo parque. Não haverá coleta de sangue na Unidade Móvel. 

Já nos dias 20 e 21 de novembro, das 8h às 12h, a Unidade Móvel estará posicionada em frente ao HPS. 

Dia e Semana Nacional do Doador de Sangue 

Entre 20 e 25 de novembro é celebrada a Semana Nacional do Doador de Sangue. No dia 25 comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data tem por objetivo agradecer aos doadores de sangue pela ação de doar e de sensibilizar a população sobre a importância do gesto. O mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos: a proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano, do carnaval e de outros períodos de feriados prolongado. 

“Neste momento, há uma grande necessidade de sangue em nossa comunidade. Doar sangue é um ato de generosidade que pode salvar vidas. Se a pessoa está saudável e qualificada para doar, é importante considerar fazer uma doação”, ressalta a coordenadora de Captação do Hemocentro, Gesiane Almansa. 

Como doar 

Doares podem ir espontaneamente ao Hemocentro ou agendar pelo WhatsApp: (51) 98405-4260 ou pela internet. O horário de funcionamento é das 8h às 16h, sem fechar ao meio-dia. O Hemocentro está localizado na avenida Bento Gonçalves, 3722, na capital gaúcha. 

Requisitos para doar sangue

  • Estar em boas condições de saúde; 
  • apresentar documento oficial de identidade com foto; 
  • ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal; 
  • pesar no mínimo 50 Kg com desconto de vestimentas; 
  • o limite de idade para a primeira doação é de 60 anos; 
  • não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa; 
  • ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação; 
  • não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação; 
  • não fumar pelo menos duas horas antes da doação. 

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: Alert: Conteúdo Protegido

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.