Rede de Proteção de Fagundes Varela promove atividades educativas sobre os direitos de crianças e adolescentes

No dia 18 de maio, a Rede de Proteção do município de Fagundes Varela organizou uma série de atividades em prol dos direitos das crianças e adolescentes, visando uma vida livre de violência, abuso e exploração sexual. A iniciativa teve como foco a Escola Municipal Caminhos do Aprender e o Colégio Ângelo Mônaco, proporcionando espaços de reflexão para a comunidade.

O evento contou com a participação especial do palestrante Jeferson Careca, reconhecido por seu trabalho na defesa dos direitos e atualmente atuando como presidente da Associação dos Conselheiros e ex-Conselheiros Tutelares do Rio Grande do Sul. Sua vasta experiência contribuiu para enriquecer as discussões sobre o tema.

Para as crianças, Jeferson utilizou a dinâmica do “semáforo do toque”, abordando de maneira lúdica a importância dos limites relacionados ao próprio corpo como forma de proteção. Essa abordagem permitiu que as crianças compreendessem a necessidade de respeitar e reconhecer seus direitos.

Já com os adolescentes, a atividade teve início a partir de um caso real que serviu como ponto de partida para uma conversa franca. Foram discutidos temas como o uso seguro da internet, situações de risco às quais os adolescentes estão expostos e a responsabilidade que todos têm em relação ao uso da imagem. Durante a oportunidade, os adolescentes puderam fazer perguntas, conheceram mais sobre a Rede de Proteção e os canais de denúncia de violações, ampliando, assim, seu conhecimento sobre a violação de direitos e a importância da prevenção.

O trabalho realizado recebeu uma avaliação extremamente positiva por parte da equipe organizadora, pois proporcionou conhecimento, diálogo e a construção de uma cultura de paz, voltada para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Além disso, o tema continuará sendo abordado ao longo do mês de maio nas escolas, oferecendo a todos a oportunidade de participar e se envolver.

A Rede de Proteção de Fagundes Varela, composta pelo Conselho Tutelar, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação, tem como propósito abordar, de forma preventiva, temas relevantes relacionados à garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Além disso, a rede também trabalha no encaminhamento e acompanhamento de situações que violem os direitos dessa população.

O engajamento da comunidade e a parceria entre as instituições são fundamentais para promover a proteção e o bem-estar das crianças e adolescentes, e a Rede de Proteção de Fagundes Varela reforça seu compromisso em continuar promovendo a conscientização e ações em prol desses direitos tão essenciais.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.