Queijos, doces de leite e cultura em premiação estadual

Durante a noite de sábado (27/05), aconteceu na Casa de Cultura Mário Quintana a cerimônia de premiação do 2° Concurso de Queijos Artesanais e Doce de Leite do Rio Grande do Sul, realizado de sexta a domingo (26 a 28/05) no Centro Histórico de Porto Alegre. O evento reuniu produtos de diferentes regionais do Estado e, para a premiação, contou com a participação do diretor técnico da Emater/RS, Claudinei Baldissera, do chefe de gabinete, Djedah Lisboa, e do coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Econômico da Gerência Técnica (GET), Júnior Lopes, além da extensionista rural e presidente da Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios (AGL), Bruna Bresolin.

Durante o evento foram realizadas oficinas de harmonização, painéis temáticos e feira gratuita aberta ao público. Mais de 50 agroindústrias gaúchas apresentaram 121 queijos de três categorias: serão 16 serranos (produzidos nos Campos de Cima da Serra), 48 autorais (elaborados através da criatividade do produtor) e 58 coloniais (produzidos em todo o território). Além disso, 19 produtores concorreram com 22 doces de leite divididos nas variedades Tradicional e Com Adição de Sabor. A maioria dos empreendimentos participantes é atendida pela Emater/RS-Ascar.

Para a presidente da Associação Gaúcha de Laticínios, Bruna Bresolin, além de valorizar a produção de queijos artesanais e doces de leite gaúchos, o evento aproxima os consumidores urbanos dos produtores. “A grande maioria dessas pequenas empresas é do interior do Estado, então, para eles estarem em Porto Alegre, expondo suas produções, é uma grande oportunidade de novos negócios”, comenta.

O evento foi promovido pela AGL, com apoio da Emater/RS-Ascar, Sebrae e secretarias estaduais da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e de Desenvolvimento Rural (SDR).

Foto: Divulgação Emater/RS-Ascar

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.