Bebê de dois meses morre vítima do vírus sincicial em Lajeado

Um bebê de dois meses de idade, natural de Arroio do Meio, faleceu no domingo (28) em decorrência do vírus sincicial respiratório no município de Lajeado, localizado a 116 km de Porto Alegre. O bebê estava internado há uma semana na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Bruno Born.

O hospital informou que o quadro de bronquiolite, causado pelo vírus sincicial respiratório, evoluiu de forma desfavorável, resultando em uma parada respiratória.

Essa é a segunda morte de criança registrada na cidade este ano devido a esse vírus. Em abril, um bebê, também de dois meses, faleceu após desenvolver bronquiolite, que se agravou até o óbito.

Desde o início do ano, o hospital de Lajeado registrou cerca de 22 internações por síndrome respiratória aguda grave, sendo que mais de 60 casos foram causados pelo vírus sincicial. É importante ressaltar que 95% dessas internações afetaram crianças com menos de 5 anos de idade.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, a vacina contra a gripe não oferece proteção contra o vírus sincicial. No entanto, existem tratamentos disponíveis que auxiliam na prevenção, especialmente para bebês prematuros ou com problemas cardíacos e pulmonares.

O que é vírus sincicial

O vírus sincicial, também conhecido como Vírus Sincicial Respiratório (VSR), é um vírus que causa infecções respiratórias agudas, principalmente em crianças, mas também pode afetar adultos. O VSR é altamente contagioso e pode se espalhar facilmente por meio do contato direto com secreções respiratórias infectadas, como saliva, catarro e muco, além de objetos contaminados.

Os sintomas da infecção pelo VSR incluem febre, tosse, congestão nasal, espirros, chiado no peito, boca azulada e dificuldade respiratória. Em bebês e crianças pequenas, a infecção pode causar bronquiolite, que é uma inflamação dos pequenos canais de ar dos pulmões. Em casos graves, a infecção pelo VSR pode levar à pneumonia e outras complicações respiratórias.

Não há tratamento específico para a infecção pelo VSR, e a maioria dos casos se resolve sozinha com o tempo. No entanto, em casos graves, pode ser necessário internação hospitalar e uso de suporte respiratório. A melhor maneira de prevenir a infecção pelo VSR é através da adoção de medidas de higiene pessoal, como lavar as mãos com frequência e evitar o contato com pessoas infectadas. Além disso, existem vacinas disponíveis para prevenir a infecção pelo VSR em bebês e crianças de alto risco.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.