Aposentados já podem consultar o valor da primeira parcela do 13º salário do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou ontem, dia 21, a liberação da consulta ao valor da primeira parcela do 13º salário para aposentados, pensionistas e demais segurados. Os beneficiários poderão verificar o montante através do aplicativo ou site Meu INSS, utilizando o CPF e senha de acesso. Em uma iniciativa que se repete pelo quarto ano seguido, o governo federal antecipará as duas parcelas do 13º salário, que serão pagas nos meses de maio e junho.

A liberação das parcelas será realizada entre os dias 25 de maio e 7 de junho, para a primeira parcela, e de 26 de junho a 7 de julho, para a segunda parcela, seguindo um calendário baseado no número final do benefício. Essa programação é válida tanto para aqueles que recebem um salário mínimo quanto para os que recebem acima desse valor. Os primeiros a receber serão os beneficiários que ganham um salário mínimo, o qual foi reajustado para R$ 1.320 em 1º de maio.

De acordo com o governo, o investimento total para o pagamento do 13º salário será de R$ 62,6 bilhões, beneficiando aproximadamente 30 milhões de pessoas. O pagamento será feito em duas parcelas, seguindo o calendário de pagamentos habitual do INSS.

Terão direito ao benefício os segurados e dependentes da Previdência Social que tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão durante o ano de 2023.

A antecipação do 13º salário para os beneficiários do INSS tem sido uma medida adotada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) nos últimos três anos de seu governo. A gestão anterior justificava que esses recursos auxiliariam no enfrentamento dos efeitos da pandemia de Covid-19 no orçamento das famílias.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.