Gestores detalham projetos de modernização em reunião da Comissão de Gestão Fazendária

O primeiro dia da 55ª reunião da Comissão de Gestão Fazendária (Cogef) teve como tema central as ações e os projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) implementadas nas secretarias da Fazenda dos Estados e do Distrito Federal. Realizada em Porto Alegre, a Cogef – Tecnologia da Informação (Cogef-TI), que antecede os demais dias do evento, reuniu dezenas de gestores públicos e representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Na palestra de abertura, os gestores de TIC da Secretaria da Fazenda (Sefaz) do Rio Grande do Sul apresentaram a estrutura, o funcionamento e os investimentos vinculados aos departamentos responsáveis pela informatização da pasta. Atualmente, o aparato estrutural da Sefaz está amparado por dois data-centers da Fazenda e da Procergs. Referência nacional, a estrutura tecnológica da secretaria autoriza diariamente mais de 1,5 milhão de notas fiscais eletrônicas oriundas de diversos entes federativos pelo Sefaz Virtual.

Na primeira parte da apresentação, o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic) da Sefaz, André Facchini, fez um breve resumo do funcionamento e da divisão de responsabilidades entre as áreas ligadas à TIC. Na ramificação do organograma, o Detic fica responsável, entre outras tarefas, por toda a infraestrutura computacional e pelo suporte técnico aos servidores. O departamento realiza mais de 21 mil atendimentos técnicos por ano.

Facchini também detalhou os investimentos que estão em execução pelo Profisco II, com financiamento do BID. No rol de projetos, está o fortalecimento das ferramentas de análise de dados e plataformas de Inteligência de Mercado. Em paralelo, estão em andamento os aportes ao Receita Orientada a Dados (ROD), principal projeto do financiamento. Com o ROD, o objetivo é, além de possibilitar a implementação de várias soluções analíticas de negócio, executá-las em apenas uma fração do tempo necessário, considerando a estrutura atual. Além dos investimentos em infraestrutura, a meta do Detic é renovar mais de 80% do parque de estações de trabalho da Sefaz até o final deste ano.

Em outra frente, o departamento central de TIC da Sefaz vem ampliando o volume de investimento na área de segurança cibernética e proteção de dados. Para Facchini, esse é um pilar fundamental das estruturas fazendárias em todo o país. “Os recentes episódios de invasão a sistemas, principalmente em órgão públicos, nos mostram que é cada vez mais necessário voltar a atenção e ampliar os investimentos em segurança de dados”, avaliou o diretor.

Entrega de valor público

Representando o Departamento de Tecnologia e Informações Fiscais da Receita Estadual (DTIF/RE), o chefe da divisão, Rodrigo Born, abordou algumas iniciativas do ROD que se encontram em fase de implantação. Uma delas é o Simulador de Política Tributária, que está em fase de execução. Em abril, deve entrar em operação o projeto de Detecção de Fraudes tributárias. Para Born, todos os investimentos do DTIF têm o objetivo de proporcionar mais segurança, agilidade e simplicidade para os contribuintes. “Queremos aproveitar o volume de dados produzido pela Sefaz para oferecer soluções para a sociedade, o que chamamos de valor público”, afirmou Born.

Otimização da folha e ampliação da transparência

O representante da Divisão de Tecnologia e Inovação do Tesouro do Estado (DTI/TE), Agenor Canal, destacou a implementação do projeto de Análise Prévia da Folha de Pagamento. Com a ferramenta, o intuito é otimizar o processo de pagamentos com um mecanismo de validação do status legal dos servidores antes de efetivar o depósito da remuneração.

Na Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage), o foco do braço de tecnologia é a modernização do Portal da Transparência do governo gaúcho. Dentro das metas, está a inclusão de novos painéis de dados, com informações relacionadas ao patrimônio do Estado, às despesas de consumo (como água e energia elétrica) e à prestação de contas de convênios e parcerias. De acordo com Leonardo Branco, chefe adjunto da Divisão de Tecnologia e Informação (DTI/Cage), as novas ferramentas de visualização irão fomentar o controle social e melhorar as avaliações do Rio Grande do Sul nos rankings de transparência. 

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.