Gabriel Souza reforça potencial de inovação do Estado em painel sobre South Summit

Evento promovido pela Associação Comercial de Porto Alegre nesta terça (21) abordou impactos para a economia gaúcha

A uma semana do início do South Summit Brazil 2023, em Porto Alegre, o vice-governador Gabriel Souza destacou a importância da inovação no governo do Estado. Durante o Menu POA, evento promovido pela Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) nesta terça-feira (21/3), ele elencou as iniciativas da gestão que contribuem para resultados que colocam o Rio Grande do Sul como o Estado mais inovador do país.

“A inovação está em todos os lugares, no agronegócio, no comércio, nos serviços, nas indústrias e também no governo estadual”, ressaltou Gabriel durante o encontro, realizado no Palácio do Comércio, em Porto Alegre. “Temos exemplos de ferramentas de gestão, como o sistema próprio Gestão Estatística da Segurança Pública (GESeg), que tem premiações internacionais, sendo uma grande referência quando o tema é inovação no poder público.”

Correalizador do South Summit Brazil, o governo do Estado destinou R$ 14 milhões para a edição deste ano, que acontece nos dias 29, 30 e 31 de março, no Cais do Porto, na capital. Para o vice-governador, são investimentos que deixam um legado para todas as cidades gaúchas e para o futuro dos negócios. “Um evento global, que terá 44% dos países do mundo representados em três dias de programação. E com mais quatro edições previstas, poderemos ampliar e fomentar ainda mais o ambiente de inovação no Estado nos próximos anos”, afirmou.

A presidente da ACPA, Suzana Vellinho Englert, também enumerou os dados que colocam o Rio Grande do Sul à frente do segmento, como a liderança no ranking de inovação do Centro de Liderança Pública, que mede o índice em todos os estados brasileiros. “Foi nossa escolha nos tornarmos líderes globais no setor. Nossa característica como comunidade empreendedora contribui para a formação de um ambiente real de inovação”, disse a anfitriã.

Parcerias

Para o presidente do South Summit Brazil, José Renato Hopf, as parcerias firmadas entre governo estadual, municipal, iniciativa privada e academias consolidaram o evento em solo gaúcho, abrindo espaço também para novas realizações. “Com a coragem do governador Eduardo Leite na condução deste processo e a incorporação de entes, como a prefeitura de Porto Alegre, conseguimos mobilizar a sociedade civil e termos como resultado este marco no nosso ecossistema”, declarou.  

O prefeito da capital gaúcha, Sebastião Melo, lembrou que o South Summit selou o processo de inovação no Rio Grande do Sul. “O Estado tem importantes parques tecnológicos e os grandes eventos estão voltando, como é o caso do South Summit. Já tínhamos um ecossistema de inovação, que agora é parte definidora para mudar nossa cidade”, pontuou.

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.