Discussão na mudança do Hino do Rio Grande do Sul promete polêmica na Assembleia do RS

Possibilidade de alteração de um trecho do Hino Rio-grandense. Especificamente o que diz: “povo que não tem virtude, acaba por ser escravo” gera polêmica

Os projetos do governo gaúcho, como o de reajuste do magistério, em 9,46%, prometem gerar polêmica no plenário da Assembleia. A maior delas neste primeiro semestre, no entanto, ao que tudo indica, será a que envolve a possibilidade de alteração de um trecho do Hino Rio-grandense. Especificamente o que diz: “povo que não tem virtude, acaba por ser escravo”, as informações são de Taline Oppitz do Jornal Correio do Povo.

Deputados de partidos como o PSol e o PT estavam articulando proposta para a alteração do hino. Um dos mais críticos é Matheus Gomes, que já trabalha com a pauta desde que era vereador em Porto Alegre. Atualmente, para que uma mudança do hino ou da bandeira, por exemplo, emplaque, basta quórum simples no plenário da Assembleia, o que representa a maioria presente.

O movimento da esquerda, no entanto, gerou rápida reação. Rodrigo Lorenzoni (PL) conseguiu as 19 assinaturas necessárias e protocolou a PEC que institui proteção e imutabilidade dos símbolos do Estado. O texto está na Comissão de Constituição e Justiça. Segundo ele, a intenção não é impedir mudanças, mas ampliar o debate envolvendo mais atores políticos e a sociedade.

Matheus Gomes sustenta que a apresentação da PEC irá proporcionar a discussão necessária sobre o tema. “A proposta do Lorenzoni é sem precedentes e inconstitucional, mas iremos usá-la para ampliar as discussões e o envolvimento da sociedade e movimentos que defendem a causa. Não temos pressa”, disse Matheus Gomes à coluna.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.