Cooperativa dos Agricultores Familiares é formalizada em Bento Gonçalves

A Cooperativa dos Agricultores Familiares de Bento Gonçalves (CooperBento) realizou na sexta-feira (17/03) a sua primeira assembleia, de constituição. A cooperativa surgiu a partir de uma demanda da Associação dos Agricultores Familiares de Bento Gonçalves, da Secretaria da Educação e do próprio mercado à Emater/RS-Ascar, que através dos escritórios municipal e regional e da unidade de Cooperativismo de Porto Alegre, coordenou a ação de formalização.

Formada por agricultores familiares de Bento Gonçalves, Veranópolis e Farroupilha, a associação já fazia a entrega, desde 2010, de produtos para a alimentação escolar, tanto municipal, como estadual e federal. Mas a constituição de uma cooperativa abre a possibilidade de participação nos editais de Chamada Pública da Prefeitura e de escolas estaduais e federais.

O extensionista rural da Emater/RS-Ascar Thompsson Didoné diz que esse trabalho iniciou há pouco mais de um mês e a Emater/RS-Ascar assumiu o papel de organizar toda a questão legal da cooperativa.

Primeiramente foi criado um grupo de trabalho da própria associação, coordenado pelo presidente Carlos Alberto da Silva, foi organizado e proposto um estatuto social para a formação da cooperativa, baseado nas orientações da unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar de Porto Alegre e com a revisão da questão jurídica por um advogado. Na sexta-feira houve então a primeira assembleia, onde foi aprovado o estatuto social, feitas as inscrições dos sócios-fundadores e eleita a primeira diretoria. Também foi feita a inscrição dos produtores e a organização da participação pelas cotas-partes. Agora, a cooperativa depende do registro na Junta Comercial do município.

“A criação de mais uma cooperativa é uma etapa muito importante para o município. É uma possibilidade que se abre, então facilita a participação em chamadas públicas, em licitações, em tomadas de preços, ou seja, facilita a venda dos produtos da agricultura familiar para as entidades que assim desejarem, especialmente para a alimentação escolar, mas também traz todos o espírito cooperativo dessas famílias. É um trabalho bastante importante, pioneiro no município na questão de alimentação escolar, e um passo a mais que a associação está dando. Começarmos com a associação informal, depois formal, agora a cooperativa, e a gente espera e tem certeza que terá sucesso. A formação dessa cooperativa e o seu andamento terá o acompanhamento do setor de cooperativismo da Emater de Porto Alegre, bem como do escritório municipal”, frisou Didoné.

Crédito foto: Divulgação Emater/RS-Ascar

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.