Vídeos | Granizo gigante, feridos e um morto com tempestades na Argentina

Começa na Argentina uma sequência de dias que será marcada por muitas tempestades severas. O país vizinho está sob influência de uma massa de ar quente e, com o aumento da umidade, os próximos dias terão tempo muito severo no território argentino. O avanço de uma frente fria na semana que vem deve gerar ainda mais tempestades fortes a severas. Ontem, chuva e granizo atingiram Villa Mercedes, na província de San Luis.

Um homem de 70 anos morreu no local onde se realizava a primeira noite de um festival, vítima de crise cardíaca durante a tempestade. As autoridades confirmaram ainda vários feridos, muitos atingidos pelas enormes pedras de gelo. Além disso, vários carros foram seriamente danificados como resultado da tempestade.

Cerca de 80% dos carros que estavam estacionados na área do festival sofreram amassaduas ​​na carroceria devido aos impactos das enormes pedras de granizo.

O comandante dos bombeiros de Villa Mercedes, Gabriel Giménez, afirmou “a quantidade de água não era tão grande, mas era uma grande quantidade de granizo. É uma cidade com mais de 130.000 habitantes. Não quantificámos quantas pessoas ficaram feridas, estava a decorrer um festival nacional e havia grande público”, disse.

Ele também afirmou que houve interrupções de energia e que foram intencionais como medida de precaução. “Foi feita uma avaliação global, foi solicitado o corte total de energia elétrica na cidade devido ao grande número de cabos e pessoas que circulavam pelas ruas em decorrência do festival.

Também porque estávamos observando a entrada de uma nova frente de tempestade”, afirmou. Segundo fontes oficiais, pancadas, cortes na cabeça e nas mãos, desmaios, estilhaços de vidro e marcas no corpo foram o saldo da tempestade que afetou quase todos os veículos e pessoas reunidas numa das festas mais importantes da província. Os feridos foram transferidos para diferentes centros de saúde, a maioria com cortes na cabeça.

Fora do recinto da festa, a cidade também sofreu danos intensos com casas destelhadas, ruas inundadas e árvores e linhas de energia derrubadas pela força do vento. A Câmara Municipal criou uma comissão especial de contingência para atender as famílias. Os temporais prosseguem hoje e no fim de semana em províncias do Centro e do Nordeste da Argentina, avalia a MetSul.

São ocorrências isoladas, mas severas em alguns pontos. Fortes áreas de instabilidade atuaram mais cedo nesta sexta na província de Buenos Aires. Na metade da semana que vem, o risco de tempo severo novamente aumenta no Centro argentina com a chegada de uma frente fria.

Foto: Redes Sociais/Divulgação
Foto: Redes Sociais/Divulgação
Foto: Redes Sociais/Divulgação

Fonte: MetSul Meteorologia

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: Alert: Conteúdo Protegido

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.