Veranópolis teve queda de 76,6% no número de mortes por covid-19 em 2022

Secretaria de Saúde contabilizou 14 mortes por conta da doença no ano passado e em 2021 foram 60. Veja a evolução de casos e mortes, com análises do médico Piero Motta Bonfada

Desde o início da pandemia da covid-19, até os dias atuais, é possível analisar as mudanças de cenário. Em Veranópolis, foram registradas 14 mortes por covid-19, em 2022. Isso representa uma diminuição de 76,6% em relação a 2021, ano em que 60 pessoas morreram pela infecção. Em 2020, foram contabilizados sete óbitos. Os dados foram disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde.

O médico, que atua na ESF São Francisco em Veranópolis, Piero Motta Bonfada, afirma que no início do ano passado foi registrada a maior incidência de casos de covid-19, desde o início da pandemia. Entretanto, o maior número de mortes foi observado em 2021, quando não se registrava um número de casos tão expressivos como em 2022.

O gráfico abaixo, criado a partir de dados do Ministério da Saúde, mostra os casos de covid-19 pela linha e as mortes pelas barras:

Nesse gráfico, pode-se perceber o início dos casos em 2020, com algumas mortes. No final daquele ano, houve uma onda na cidade, o que aumentou a incidência, mas o maior número de mortes foi registrado durante 2021. Já o ano de 2022, teve um pico de casos antes nunca registrado no município, entretanto, nesse período foram três mortes. Comparando essas informações, nota-se a diminuição de mortes em relação aos casos. O médico afirma que, com isso, percebe-se os reflexos da vacinação, bem como as mudanças das novas variantes.

“Estudos de casos sugerem que novas variantes predominantes de coronavírus tendem a ser menos agressivas, embora mais transmissíveis. A associação de tais mudanças no comportamento do vírus com a vacinação e, finalmente, a disponibilidade de fármacos antivirais, como por exemplo o Paxlovid, tem tornado a covid-19 uma doença mais branda”, afirma.

Bonfada também analisa que o perfil de mortes pela doença, mudou após a vacinação. “Antes da vacinação, muitos óbitos ocorriam em pessoas saudáveis, embora com maior incidência em idosos ou portadores de comorbidades. Atualmente, tais perdas de vidas são mais raras. A maior parte dos óbitos ocorre em pacientes que já estavam significativamente debilitados por doenças crônicas mais severas ou previamente hospitalizados por problemas graves”.

Por fim, o médico destaca que a covid-19 continuará existindo, mas a esperança é de que seja cada vez mais leve. Alternativas como o Paxlovid, medicamento usado no tratamento da doença, também estão surgindo para auxiliar no enfrentamento do vírus.

Cenário atual

Vacinação segue sendo disponibilizada no município – Foto: Caroline Cesca/Divulgação

Até esta terça-feira (10), 89,2% da população veranense, foi imunizada com ao menos uma dose. Já em relação à terceira dose, considerado o esquema vacinal completo, o índice de cobertura é inferior, alcançando 55,3% de quem está apto a ser vacinado. 

Nesta manhã, são contabilizados seis casos ativos por covid-19 em Veranópolis e nenhum paciente internado. A vacinação segue sendo disponibilizada no município nas quintas-feiras no Posto de Saúde Central. É necessário ficar atendo aos públicos e doses oferecidas em cada semana.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.