Paciente de Veranópolis já utilizou medicamento antiviral no tratamento da covid-19

A Farmácia Pública Municipal recebeu quatro caixas do remédio; cada uma custa R$ 1340,00

No final do ano passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a venda do medicamento Paxlovid, utilizado no tratamento da covid-19. A autorização determinou prioridade ao programa do Sistema Único de Saúde (SUS). Veranópolis recebeu as primeiras quatro caixas da medicação na semana passada.

Um paciente veranense já precisou realizar o tratamento, que dura cinco dias. Segundo o médico Piero Motta Bonfada, que atua na ESF São Francisco em Veranópolis, a medicação não é indicada para o público em geral e são poucas unidades disponíveis em cada município.

O Paxlovid é composto por Nirmatrelvir, medicamento específico para covid-19, e Ritonavir, originalmente utilizado para tratamento da Aids, ele auxilia que o medicamento seja melhor aproveitado pelo organismo. Pacientes com mais de 65 anos e com um ou mais fatores de risco para complicações podem usar o medicamento. Ele tem diversas interações medicamentosas, o que também restringe o uso.

Bonfada esclarece que não é possível oferecer a medicação a todos os pacientes, por isso, a vacinação ainda é a principal prevenção. Cada tratamento unitário atualmente custa R$ 1340,00 para o Governo Federal. O remédio ainda não está sendo vendido nas farmácias privadas.

Leia também | Veranópolis teve queda de 76,6% no número de mortes por covid-19 em 2022

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.