Observatório registra passagem de meteoro bólido no céu em direção à fronteira do RS

O Observatório Heller & Jung, de Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre, registrou, na madrugada desta terça-feira (24), a passagem de um meteoro bólido sobre o Rio Grande do Sul.

De acordo com o observatório, o meteoro entrou na atmosfera a uma altitude de 104,9 km, na Região da Fronteira Oeste. Em Taquara, a magnitude registrada foi de – 2.3 e a duração, 2,9 segundos. Conforme os pesquisadores, é o maior bólido em magnitude registrado em 2023. Segundo Carlos Fernando Jung, um dos fundadores do observatório, o registro faz parte de um fenômeno chamado January Zeta Bootids.

”Pertence a uma chuva de meteoros que está ocorrendo neste período. Uma chuva com poucos meteoros por hora. Até agora foi o de maior magnitude (brilho)”, afirma o especialista.

Fonte: G1

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.