Caxias inicia na sexta campanha para vacinar crianças contra a meningite

Diante do alto número de casos de meningite meningocócica, uma das formas mais graves da doença, Caxias do Sul realizará uma campanha de vacinação indiscriminada de crianças de três meses a menos de seis anos (até cinco anos, 11 meses e 29 dias) residentes no município. O objetivo é bloquear a circulação da bactéria Neisseria meningitidis, causadora desse tipo da doença, e evitar que ocorram surtos. A meningite meningocócica pode levar à morte ou deixar sequelas motoras ou cognitivas, além de causar cegueira ou perda da audição.

A campanha terá início na sexta-feira (25/11) e será dividida em duas etapas. Também haverá vacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município no sábado (26/11).

A partir desta sexta-feira, serão imunizadas as crianças de três meses a dois anos completos (até dois anos, 11 meses e 29 dias). No dia 2 de dezembro passam a ser contempladas também as crianças de três anos a menos de seis (até cinco anos, 11 meses e 29 dias). O público-alvo total é estimado em 37 mil crianças.

A vacina estará disponível de segunda a sexta-feira em todas as UBSs. Além disso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) fará ações aos sábados. A primeira delas será neste sábado (26/11), dia de mutirão de saúde do homem, quando todas as UBSs abrirão das 9h às 13h. Assim, os pais das crianças de três meses a dois anos completos (até 2 anos, 11 meses e 29 dias) poderão levar seus filhos para tomar a vacina da meningite da campanha. Outras vacinas que estejam em atraso também poderão ser feitas (não haverá imunização contra covid-19 no sábado). A SMS programa ações também para os dias 03 e 10/12 (informações serão divulgadas oportunamente).

As crianças da faixa etária da campanha contra meningite serão imunizadas com uma dose da vacina ACWY, usualmente disponível no calendário vacinal para adolescentes de 11 e 12 anos de idade e que está sendo ofertada, até junho de 2023, também para os de 13 e 14 anos de idade. A orientação do Ministério da Saúde e do Estado para a campanha com a vacina ACWY em Caxias do Sul deve-se à ocorrência de seis casos de meninginte meningocócica dos sorotipos C e W no Município, sendo quatro nas últimas semanas.

Todos foram causados pela bactéria Neisseria meningitidis. Foram dois adultos e quatro crianças (entre nove meses e quatro anos de idade) infectados. Todos precisaram de hospitalização em enfermaria ou UTI. Uma das crianças permanece hospitalizada em leito de enfermaria. “Pedimos que todos os pais levem seus filhos para tomar a vacina ACWY, que serve para bloquear a transmissão e, caso a criança adoeça, o risco de ter sequelas diminui. A vacina é a forma mais segura de proteger as crianças dessa doença, que pode deixar sequelas severas. E lembramos que meninos e meninas de 11 a 14 anos também devem tomar essa vacina. Embora o risco de adoecer seja menor, eles podem carregar a bactéria e promover a transmissão”, esclarece Anelise Kirsch, infectologista do Controle de Infecção Municipal, acrescentando que os de 11 a 14 podem ser vacinados de segunda a sexta-feira nas UBSs.

A Vigilância Epidemiológica e do Controle de Infecção Municipal realizou medida profilática nas escolas de educação infantil frequentadas pelas crianças infectadas. Todos os contatantes das crianças doentes foram medicados em até 48 horas após a notificação dos casos, como estratégia para frear a contaminação. Também foram revisadas as cadernetas de vacinação de todos os alunos e orientado quanto à higienização dos ambientes e para notificação imediata de possíveis novos casos suspeitos.

Funcionamento da campanha

Público-alvo: crianças de três meses a menos de seis anos (até cinco anos, 11 meses e 29 dias) residentes em Caxias do Sul

Início primeira etapa

  • 25/11 (sexta-feira): crianças de três meses a dois anos completos (até dois anos, 11 meses e 29 dias)

Início segunda etapa

  • 02/12: crianças de três anos a menos de seis (até cinco anos, 11 meses e 29 dias)

Se a criança já tiver tomado a vacina ACWY (disponível na rede particular), deve tomar novamente na campanha?

  • Sim. Deve apenas esperar intervalo de 30 dias. Se tiver tomado a vacina Meningocócica C (calendário de rotina), também deve esperar 30 dias.

Documentação

  • Cartão SUS de Caxias do Sul e caderneta de vacinas

Vacinas do calendário de rotina

BCG

  • Protege contra as formas graves da tuberculose, inclusive a meningite tuberculosa
  • Esquema vacinal: dose única (ao nascer)

Penta

  • Protege contra doenças invasivas como meningite, difteria, tétano, coqueluche e hepatite B.
  • Esquema vacinal: 1ª dose aos dois meses de idade; 2ª dose aos quatro meses de idade e 3ª dose aos seis meses de idade

Pneumocócica 10-valente (Pneumo 10)

  • Esquema vacinal: 1ª dose aos dois meses de idade; 2ª dose aos quatro meses de idade e reforço aos 12 meses de idade. A criança de 12 meses que não fez as doses anteriores faz apenas uma dose

Meningocócica C

  • Esquema vacinal: 1ª dose aos três meses de idade; 2ª dose aos cinco meses de idade e reforço aos 12 meses de idade. Também está disponibilizada, até fevereiro de 2023, para crianças até 10 anos de idade não vacinadas e para trabalhadores da saúde. A criança de 12 meses que não fez as doses anteriores faz apenas uma dose.

Meningocócica ACWY (conjugada)

  • Protege contra a doença meningocócica causada pelos sorogrupos A, C, W e Y
  • Esquema vacinal: uma dose em adolescentes de 11 e 12 anos de idade, a depender a situação vacinal. Até junho de 2023 adolescentes de 13 e 14 anos de idade também poderão se vacinar

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.