Bombeiros de Veranópolis auxiliam no salvamento de bebê de dois meses após engasgamento

Confira dicas de como evitar engasgamentos e o que fazer quando isso ocorre

Muitos são os casos em que bombeiros são procurados por pais quando os filhos apresentam sintomas de engasgo. Em Veranópolis, na noite dessa segunda-feira (21), por volta das 21h, um bebê de dois meses que estava engasgado foi levado até o quartel do Corpo de Bombeiros de Veranópolis.

No local, os profissionais realizaram a manobra de Heimlich, a fim de desobstruir as vias aéreas da criança. Após o salvamento, o bebê foi encaminhado ao Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi.

Confira dicas para evitar engasgamentos

  • Amamentar sentada e após, deixar o bebê em pé, no colo, antes de deitá-lo;
  • Nunca colocar a criança para dormir no meio dos pais, ela deve ficar em um berço separado;
  • Cuidado com os brinquedos que têm peças pequenas, pois a criança pode colocá-los na boca;
  • Nunca dar alimentos sólidos para a criança enquanto o carro estiver em movimento. Principalmente, se ela estiver sentada na parte de trás do veículo, na cadeirinha, pois ao frear, ela pode se engasgar;

Em caso de engasgamento – Manobra de Heimlich

Para crianças de até 1 ano ou menos de 10 kg

  • Coloque a criança deitada com o peito para baixo sobre o antebraço não dominante de quem a segura;
  • Com a mão desse mesmo braço sobre o qual a criança está deitada, use os dedos indicador e médio, em posição de V, para abrir a boca da criança;
  • Com a outra mão fechada, bata três vezes com punho sobre as costas da criança. Use força moderada. Esse impulso servirá para expulsar o corpo estranho para fora. Tente uma primeira vez. Abra novamente a boca do bebê e repita as três batidas;
  • Se o corpo estranho não tiver sido expelido ou a respiração não tenha retornado, ligue imediatamente para os canais de emergência (190, 192 ou 193).

:: Para crianças com mais de 1 ano ou mais de 10 kg

  • Coloque a criança sentada sobre um de seus joelhos, de costas para você;
  • Feche sua mão não dominante, cobrindo o dedão com os demais dedos, e a posicione logo abaixo do tórax da criança;
  • Mantendo a criança apoiada sobre seu joelho, com a outra mão aberta, bata forte três vezes sobre a mão que ficou fechada diante do tórax do engasgado. Essa pressão servirá para expelir o corpo estranho;
  • Tente uma primeira vez e repita a sequência de três batidas mais duas vezes. Se o corpo estranho não for expelido ou a respiração não retornar, ligue imediatamente para o 190, 192 ou 193.

Fonte: Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.