Porto da capital completa 100 anos voltado para o futuro

Ao longo de agosto, serão realizadas atividades alusivas ao centenário do porto de Porto Alegre, comemorado neste mês. Desde a chegada dos primeiros imigrantes açorianos, a cidade contava com uma modesta estrutura de acostagem de embarcações, mas foi depois da abertura da barra do Rio Grande que o sonho de edificar um porto comercial às margens do Guaíba começou a se tornar realidade.

As obras tiveram início no ano de 1910, durante o governo de Carlos Barbosa, e entregues em 1º de agosto de 1921 ao então governador Borges de Medeiros. Na ocasião, o porto contava com o prédio administrativo, armazéns de estrutura metálica e o tradicional pórtico de entrada. O crescimento seguiu ao longo dos anos com as inaugurações do Cais Navegantes, em 1949, e do Cais Marcílio Dias, em 1956. A conclusão do porto como se conhece hoje ocorreu em 1962.

Porto capital3
Fertilizantes, cevada, trigo e sal são as principais cargas movimentadas – Foto: Pablo Bech / Divulgação

O porto da capital acompanhou o crescimento da cidade, sendo importante também para o desenvolvimento do Estado. A partir de 2005, as operações foram concentradas no Cais Navegantes, decisão que permitiu a ampliação das atividades e a aquisição de equipamentos.

Atualmente se destaca pela diversidade operacional, com movimentação média de 1 milhão de toneladas por ano. São cargas de fertilizantes, cevada, trigo e sal entre outras. Com a extinção da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), passou a ser administrado pela Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul (Portos RS). A inauguração do Cais Embarcadero, área de lazer e gastronomia, no primeiro semestre deste ano, marca um novo momento da história.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.