Região

Alunos de Paraí participam do Programa Robótica Espacial

Alunos do 3º ao 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Mateus Dal Pozzo participam do projeto piloto “Robótica Espacial”, que é uma iniciativa pedagógica da Universidade de Brasília – UNB e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, com apoio técnico da Agência Espacial Brasileira.

Trata-se de um curso totalmente digital, de autoaprendizagem, que conta com o uso de uma plataforma pedagógica que oferece aos alunos conhecimentos teóricos e práticos sobre robótica. A estrutura é de um game, que motiva e engaja os alunos, lançando desafios e pontuações. A plataforma usa simuladores que possibilitam aos alunos vivenciarem, de forma bem realista, cada passo da aprendizagem. A missão dada aos alunos será a criação e montagem de um robô ROVER VEICULE, inspirado no projeto Artemis, liderado pela NASA, do qual o Brasil faz parte por meio da Agência Espacial Brasileira.

Durante as etapas do curso, os alunos passam por reforços didáticos, resumos simplificados, didáticas práticas, testes e avaliação progressiva. As aulas combinam teoria e prática simulando o uso de ferramentas e sistemas. Os alunos passam a conhecer o conceito de cada componente, montagem, interligação, configuração e programação, chegando até o robô finalizado.

Em Paraí, oito alunos participam do curso. Segundo a professora Tissiane Cappelli, que auxilia os alunos quando necessário, o curso tem duração de três meses e o andamento das aulas depende da evolução de cada aluno. “Quando eles têm alguma dúvida, eles passam para mim e eu vejo com o pessoal responsável pelo curso e depois retorno para eles. Alguns contam com a ajuda dos pais, outros se viram bem sozinhos”, afirma a professora.
O aluno Cleber Cassol, do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Mateus Dal Pozzo, é um dos alunos do projeto de Robótica Espacial no município. Ele realiza as atividades do curso em casa, no computador da família, e aos poucos está montando o seu robô.

No Rio Grande do Sul, são 20 escolas inscritas. A meta é atingir mais de 11 mil alunos de 250 escolas em todos os Estados brasileiros e do Distrito Federal. O programa é executado pela Be Byte, escola de programação e robótica para crianças.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
error: Alert: Conteúdo Protegido

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios