No hospital de Veranópolis, dificuldade na compra de medicamentos usados para intubar pacientes gera preocupação

Atracúrio, relaxante muscular, já está em falta, bem como, demais sedativos e medicamentos que compõem o "kit intubação" estão com estoques baixos

Após um quadro de grande demanda decorrente do avanço da pandemia de covid-19 e a necessidade da organização de uma “UTI improvisada”, o Hospital São Peregrino Lazziozi, de média complexidade, enfrenta um novo desafio: a falta de medicamentos. Há semanas, o fato vem sendo um problema para todas as casas de saúde do país. Neste momento, no HCSPL, já não há mais Atracúrio, relaxante muscular. Os demais medicamentos que compõe o “kit intubação”, como sedativos, estão com estoques em nível crítico e sem perspectiva de chegada de novos lotes.

Rocurônio, relaxante muscular, sedativos como Midazolam e Fentanil, Enoxaparina 40mg/60mg, Aminofilina, Ambroxol e Norepinefrina também estão em falta no mercado e com pouco estoque na casa de saúde.

A compra está sendo feita por parte do hospital, o empecilho que se apresenta é a entrega, que não está sendo efetivada. Com grande demanda e a retenção dos medicamentos por parte do governo federal, hospitais que não possuem Unidade de Terapia Intensiva acabam sendo “os últimos da fila” para receber os medicamentos. Nesse sentido, casas de saúde como a de Veranópolis não recebem os remédios do governo e não estão conseguindo comprar no mercado por conta da falta e retenção do Ministério Público.

O diretor da casa de saúde, que também está à frente do Sindicato das instituições filantrópicas de saúde da Serra, Rogério Franklin da Silva, afirma que não há previsão de chegada, salientando, também, que a mesma realidade é vista em hospitais de todo o estado. Além da compra, reivindicações junto ao governo estadual estão sendo realizadas pelos gestores de saúde, buscando que os medicamentos advindos do governo federal, que são encaminhados a hospitais com UTI, sejam também disponibilizados às demais casas de saúde.

A tentativa de adquirir os insumos no exterior, também está sendo realizada. Normalmente, a compra é feita em empresas nacionais. Esse quadro grave soma-se aos preços abusivos cotados sobre cada remédio, fato que acarreta em problemas financeiros ainda mais latentes nos hospitais que já estão apresentando dificuldades.

O que ocasionou esse quadro

A situação poderia não ser uma preocupação caso os pacientes estivessem sendo encaminhados com agilidade à UTI. Com o sistema colapsado, internados ficam sob ventilação mecânica por mais de uma semana (em Veranópolis um paciente aguarda há 16 dias por transferência) o que demanda mais remédios e estrutura. O HCSPL sempre manteve estoques confortáveis de medicamentos, porém, com a demanda expressiva e fora do comum, a situação chegou a esse nível crítico.

Como isso interfere no atendimento aos pacientes

Desde o início do colapso do sistema de saúde em geral, que data há cerca de quatro semanas, o hospital já começou a trabalhar em um quadro de alerta. Segundo Daniel Tressino, médico da linha de frente, existe o panorama ideal de atuação e o possível. Este último está sendo o adotado no momento, por conta do contexto. Como consequência, remanejo de medicamentos e um esforço maior da equipe de saúde está sendo realizado no objetivo de manter a harmonia entre o paciente e o respirador, com os insumos disponíveis. Essa harmonia depende, porém, do relaxamento e sedação dos hospitalizados que são consequência dos medicamentos usados.

O médico reforça que o fato não preocupa apenas a ala covid-19, mas todos os pacientes, visto que, esses mesmos remédios são implementados em cirurgias de emergência.

Assim, a equipe de saúde está otimizando suas estruturas, realizando a substituição de medicamentos e mantendo os pacientes conforme permite a sua capacidade, que é de média complexidade. O ideal, frisa Tressino, é que esses pacientes internados possam ser encaminhados para a UTI o quanto antes.

Apesar de uma grande carga, no momento, é descartada a possibilidade da casa não poder atender um paciente por falta de remédios.

Na região: hospital de Nova Prata também se preocupa com seus estoques de medicamentos

O Hospital São João Batista também está em uma situação delicada. Apesar de até o momento não constatar falta de medicamentos, o estoque presente dura cerca de 25 dias, contando com uma média estável de seis a sete pacientes intubados. A preocupação, porém, é que não há previsão de chegada dos novos insumos, o que faz com que a médio prazo o hospital já possa se encontrar em uma situação delicada.

* Nota do Editor | Esta é uma matéria produzida e redigida pela equipe editorial da Studio, que dedica tempo e recursos financeiros para levar informações de credibilidade ouvindo todos os lados da melhor forma possível. Existem meios de comunicação que têm se utilizado de nossas matérias como se essas fossem deles, isto é incorreto, desleal, além de falta de respeito a própria profissão. Não há nenhum problema no uso de matérias da Studio, bem como, a própria Studio se utiliza de matérias de outros meios de comunicação, mas sempre citando a fonte. Pedimos aos colegas que citem a fonte e preferencialmente remetam um link a nossa matéria. Não faz mal e não há nenhum prejuízo ao conteúdo gerado.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.