Estado e Exército entregam cerca de 55 mil frascos de medicamentos a 72 hospitais

O Exército Brasileiro, a pedido do governo do Estado, distribuiu nesta quinta-feira (25/3) nova remessa de medicamentos do kit intubação – anestésicos e bloqueadores neuromusculares necessários para o tratamento de pacientes em UTI e em atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

São 45.820 ampolas de morfina, 7.500 de norepinefrina e 1.875 de lidocaína encaminhados a 72 hospitais gaúchos que relataram estoques críticos desses remédios em levantamento semanal da Secretaria da Saúde (SES). A morfina distribuída será suficiente para cobrir cerca de 40 dias de consumo nas instituições que a receberam.

A logística é realizada pelo 3º Batalhão de Suprimento, em Nova Santa Rita. A remessa de morfina é proveniente do Ministério da Saúde e os outros dois medicamentos foram comprados pelo governo do Estado.

A responsabilidade pela compra desses medicamentos é das instituições hospitalares, não fazendo parte da rotina da Assistência Farmacêutica do Estado. Frente à dificuldade de aquisição no país e ao aumento da demanda desde o ano passado, o governo do Estado e o Ministério da Saúde se articularam para comprá-los excepcionalmente e distribuí-los às instituições com estoques críticos e que prestam atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A SES realiza um levantamento semanal com os hospitais gaúchos do estoque de um total de 22 medicamentos utilizados para a intubação em UTI. A ação visa ao acompanhamento da quantidade de cada um na rede hospitalar pública, que já sofreu com escassez em julho do ano passado, também em decorrência da pandemia de Covid-19. Na época, foram adquiridos medicamentos no mercado nacional e internacional.

Neste mês de março, já foram entregues a hospitais de todas as regiões do Estado quase 80 mil frascos de medicamentos com essa finalidade.

• Clique aqui e acesse a lista de hospitais que receberam morfina.

• Clique aqui e acesse a lista de hospitais que receberam norepinefrina e lidocaína.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.