Dia do Artesão: a solidez do basalto na arte de Agenor De Conto

Na estrada Pinheiro Machado, na comunidade Gramado, interior de Nova Prata, encontramos o Recanto De Conto e suas multifaces: extração e beneficiamento de basalto, artesanato, tranquilidade, natureza preservada e a Toca da Araucária. Para homenagear o Dia do Artesão, 19 de março, ficamos na arte em basalto, aquela produzida pela natureza e aquela esculpida pelo homem. A relação do artesão Agenor De Conto com a atividade é antiga.

– Trabalho há 49 anos com extração e beneficiamento de basalto e, a partir de 1998 comecei a “esconder” algumas pedras que apresentavam em sua superfície desenhos naturais e, por volta de 2010, por sugestão do parque de águas termais Caldas de Prata, iniciei a produção artesanal de peças em basalto. Depois, houve o interesse da Secretaria de Turismo para que recebêssemos pessoas que conhecem desde a pedreira até o produto pronto – relata Agenor. As pedras de sua própria pedreira e de outras que o artesão seleciona revelam-se nas paredes do porão da residência onde vive com a esposa Nilva. Porém, as mais de 100 peças não estão à venda, fazem parte do acervo particular e disponível apenas para visitação. Enquanto mostra as suas preferidas, Agenor fala sobre o processo que transforma as pedras em quadros.

– As gravuras são naturais, provocadas pela infiltração da água nas fendas das pedras (o basalto apresenta-se em camadas resultantes de derrames vulcânicos). Depois que as seleciono, as talho conforme o desenho, defino a espessura com serra mármore e faço a moldura na própria pedra – detalha o artesão.

Assim, do cuidado na escolha das pedras à forma dos produtos que comercializa na propriedade, Agenor vai dando forma à genuína representação mineral da região, em quadros chaveiros, saboneteiras e souvenires de Nova Prata, a Capital Nacional do Basalto, e outros produtos.

O Recanto De Conto fica a menos de cinco quilômetros do centro da cidade de Nova Prata com acesso pavimentado. Mais informações ou agendamento para visitação pelo fone (54) 99932.8082.

Fotos e texto: Sonia Reginato/C+C

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.