Prefeito de Bento Gonçalves assina ordem de serviço do Centro Cultural Tuiuty

Nesta quinta-feira, 13, ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura a assinatura da ordem de serviço da reabilitação do prédio subprefeitura de Tuiuty que irá se tornar o Centro Cultural Tuiuty. A obra será realizada pela empresa Construvia Serviços de Reformas Prediais Eireli, e o valor é de R$ 817.606,04.

O ato, realizado dentro dos protocolos de prevenção à Covid-19, vem de encontro à política da Administração Pública de descentralização da Cultura que objetiva promover e difundir ações e atividades artísticas em diferentes pontos do município a exemplo da Praça CEU na Zona Norte, a Casa do Artesão e do Artista Plástico, Fundação Casa das Artes, Museu do Imigrante, Centro Cultural 20 de Novembro e as Casas de Artesanato (localizadas na Praça Dr. Bartholomeu Tacchini).

Localizado na Estrada Uva e do Vinho, o Centro Cultural Tuiuty terá edificação com área total de 454, 49 m² e irá contar com sala multiuso, quatro salas de oficinas, sala de leitura e acervo, sala de treinamento, dois depósitos, recepção, sala de administração e acessibilidade (inclusão de elevador no prédio). Durante sua trajetória, abrigou frigorífico, casa comercial, residência do subprefeito em 1994 e subprefeitura.

A obra do Centro Cultural Tuiuty vem fortalecer o segmento do patrimônio cultural material e imaterial. O distrito já possui grupos culturais, como grupos de dança e de canto, mas poderá se desenvolver em outras áreas ligadas as crenças, modos de fazer e à preservação dos costumes de sua comunidade

O secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, ressalta que “o Centro Cultural Tuiuty traz um caráter de vanguarda, pois está localizado em um distrito e não na área urbana. E isso irá incentivar a preservação da Cultura Italiana, das primeiras famílias que habitaram o local até os dias de hoje”.

O Prefeito Guilherme Pasin agradeceu ao patrocinadores que acreditaram no projeto. “Obra que valoriza uma parte da história de Bento Gonçalves, especificamente do distrito de Tuiuty e o Vale do Rio das Antas. É assim que a Cultura de nosso município se desenvolve: transformar um patrimônio que tem um sentimento afetivo muito grande, no caso a imigração italiana, em economia criativa”.

A obra tem previsão de conclusão de 12 meses, sendo financiada pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e tem como patrocinadores Transportes Dumar Ltda, Casttini Móveis, Monofrio e Anderle Transportes.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.