You dont have javascript enabled! Please enable it!

Geral

Secretaria da Saúde de Caxias do Sul confirma surto de Covid-19 em frigorífico

No início da noite desta sexta-feira (29), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul confirmou a existência de um surto de Covid-19 em um frigorífico da cidade. Ao todo foram confirmados 12 casos em funcionários da empresa, localizada em Ana Rech.

Ainda segundo a SMS, na próxima segunda-feira (01) o diretor da empresa vai se reunir com a equipe da pasta, para apresentar um plano de contingência, o que é uma exigência do Decreto Municipal de Calamidade Pública.

Os frigoríficos instalados em Caxias do Sul estão sendo monitorados pela Vigilância Sanitária e pelo Cerest desde o dia 23 de março. Em outras cidades do Estado, como Lajeado e Passo Fundo, os frigoríficos têm sido focos de disseminação do coronavírus.

Em relação ao balanço de casos na cidade, a última atualização da secretaria mostrou que a cidade tem 166 casos de covid-19. No total, são dez casos a mais do que o balanço divulgado anteriormente. Dentre os casos confirmados, 108 são considerados curados, 47 estão em isolamento domiciliar, cinco permanecem em enfermaria, dois estão na UTI e quatro foram a óbito.

No total, computando os testes feitos pela UFPel, 4747 exames deram resultado negativo para a doença. Ainda há 39 casos suspeitos aguardando resultado. Em relação ao perfil dos contaminados, 64 são homens, entre 15 e 79 anos, e 102 mulheres, entre 20 e 96 anos. Além disso, 56 deles são profissionais da saúde.

O Município também informou que outras 1393 pessoas procuraram atendimento médico por síndrome gripal, mas não foram testadas, pois não se enquadravam nos critérios do Ministério da Saúde de suspeita de Covid-19.

Quanto aos leitos de UTI na cidade, a situação é a seguinte:

– SUS: 40 leitos de UTI ocupados, 90% dos existentes (18 no Hospital Geral, 18 no Hospital Pompéia e quatro no Hospital Virvi Ramos). Um total de cinco leitos do Virvi ainda aguarda portaria do Ministério da Saúde para entrar em funcionamento.

– Rede privada: 47 leitos de UTI ocupados, 71% do total (18 na Unimed, nove no Círculo, seis no Saúde, dez no Pompéia e quatro no Virvi Ramos).

Outro aspecto ressaltado pela SMS nesta sexta é que a maioria dos nove casos confirmados e cinco suspeitos de Covid-19 internados em UTIs da cidade é formada por pacientes de outras cidades. Dos confirmados, apenas dois são de Caxias do Sul, e dos suspeitos, três são da cidade.

Em relação a óbitos, a SMS computa uma idosa de 96 anos, que morreu em 12 de maio de complicações decorrentes do fato de ter sido contaminada pelo coronavírus, embora a causa final da morte não tenha sido a covid-19; um homem de 74 anos, que morreu em 19 de maio no Pompéia; um homem de 58 anos, que morreu em 24 de maio; e um caminhoneiro caxiense que morreu de coronavírus no dia 02 de maio, em Feira de Santana (BA).

Informações mais detalhadas podem ser obtidas no site covid.caxias.rs.gov.br.

Com informações da Rádio Caxias.

Quer receber as notícias da Studio no seu WhatsApp? Então clique aqui.

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

18 Comentários

Clique aqui para fazer um comentário

error: Este conteúdo é protegido