Marco Bobbio participa da Feira do Livro de Veranópolis

Nesta quarta-feira, 09 de outubro, aconteceu palestra “Muita Medicina: como poderia ser um paradigma contra a longevidade”, com o Dr. Marco Bobbio, autoridade mundial e propagador da Slow Medicine.

A “Slow Medicine” é a Medicina caracterizada por ser uma filosofia de trabalho que revaloriza a relação médico-paciente. A ideia é transformar os atendimentos rápidos e “robotizados” em sessões mais longas e cuidadosas, resgatando os valores humanos da medicina.
O termo vai ao oposto da Fast Medicine, que se utiliza de forma pouco racional dos recursos existentes. Nele, acredita-se que o novo sempre é melhor, onde as intervenções diagnósticas e terapêuticas são sempre seguras, existindo um remédio para tudo. Porém, existe outra maneira de se utilizar desses recursos, de uma forma mais ponderada, respeitosa e justa, oferecendo o mesmo cuidados a todas as pessoas. A Slow Medicine oferece uma medicina sóbria, que age gradualmente e com moderação.

Em sua passagem pela Terra da Longevidade, Bobbio falou sobre esse novo movimento da Medicina, sobre como as pessoas devem cultivar sua saúde, além de apresentar seu livro “Troppa Medicina” ou “Medicina Demais” (na versão em português), que acabou de ser lançado no Brasil. A obra aborda os numerosos e graves desafios que afetam o exercício atual da medicina, acometendo tanto os pacientes como os médicos. Fala, também, sobre os maus hábitos de vida e das propagandas e desinformações de medicamentos, além de procedimentos altamente questionáveis.

Ao final, o Prefeito Municipal Waldemar de Carli reforçou a preocupação do Poder Público pela saúde de seus munícipes. Comentou, também, que a Secretaria da Saúde, atualmente, trabalha em uma campanha de desprescrição, onde os profissionais buscam diminuir a quantidade de medicamentos diários aos seus pacientes.

A presença e obra de Marco Bobbio tem o intuito de trazer repercussões altamente positivas na atenção médica e na redução do atual desperdício de recursos financeiros. Com uma abordagem clara e facilmente compreensível tanto para o profissionais de saúde como para a população em geral, Bobbio incentiva o indivíduo a meditar a respeito de sua responsabilidade para com sua própria saúde, e os médicos a respeito de sua responsabilidade perante os pacientes e a sociedade.

Fotos: Caroline Cesca.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.