Ministério Público defende posição contrária a lei que flexibiliza venda da bebidas nos estádios

O procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, entregou hoje ao Governador do Estado, Eduardo Leite, documentação com informações e dados que justificam a posição contrária do Ministério Público em relação à liberação da venda de bebidas nos estádios de futebol. A iniciativa do MP teve como motivação o projeto aprovado na Assembleia Legislativa no dia 18 de dezembro que modifica a lei em vigência desde 2008, permitindo a comercialização de bebidas até o intervalo dos jogos e depois das partidas. O projeto de lei aguarda manifestação do Governador.

“Nossa experiência, assim como dos demais órgãos de fiscalização, nos permite afirmar que a nova lei contribuiria para um recrudescimento da violência nos estádios, representando um retrocesso para o Estado que tem feito avanços significativos no que se refere a segurança nos estádios”, disse ele ao governador.

O PGJ disse ainda que, na visão do MP, a lei é inconstitucional, pois fere o Estatuto do Torcedor – Lei Federal 10.671. Em seu artigo 13º- A, inciso II, a legislação estabelece que é vedado ao torcedor “portar objetos, bebidas ou substâncias proibidas ou suscetíveis de gerar ou possibilitar a prática de atos de violência”. Referiu, ainda, que o Tribunal de Justiça já se pronunciou sobre este tema ao julgar inconstitucional lei municipal que permitia a comercialização e consumo de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol e nos ginásios de esportivos da cidade, acatando a tese do Ministério Público.

Presentes na reunião, o subprocurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles, o chefe de gabinete Júlio Melo, e promotor do Torcedor, Márcio Bressani, destacaram os avanços do Rio Grande do Sul no que se refere à convivência entre torcedores nos estádios. De acordo com Bressani, o Rio Grande do Sul é hoje o único estado com torcida mista, medida reconhecidamente pacificadora. Lembrou, ainda, que, em diversos estados, os clubes optaram, inclusive, por abolir a torcida visitante em clássicos em razão de problemas com a segurança dos eventos. “Todos estes avanços são fruto da atuação dos órgãos de fiscalização, um trabalho que precisa ser permanente e que não permite retrocessos”, disse ele ao afirmar que a proibição da venda de bebidas foi um dos principais fatores que contribuíram para melhoria das condições de segurança nos estádios.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.