Excelência: neste dia do engenheiro civil conheça a Frasa e a força das mulheres engenheiras no mercado de trabalho

Ao longo dos anos as mulheres vêm lutando pelo seu espaço no mercado de trabalho. Um exemplo é o campo das exatas, área que por muito tempo foi pouco ocupada por pessoas do sexo feminino. Essa situação, porém, está sendo alterada nos últimos anos. Segundo dados do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) o número de mulheres engenheiras registradas por ano no sistema passou de 13772 em 2016 para 19585 em 2018 – um crescimento de 42%.

Assim sendo, neste dia 25 de outubro, data dedicada aos profissionais que trabalham com a engenharia civil, vamos conhecer a história da Frasa, a qual é gerenciada por Franciele Priori Luzzatto e Sara Regina Sperotto, engenheiras que possuem credibilidade no mercado e superam barreiras todos os dias com excelência e dedicação.

A história da Frasa

Franciele e Sara foram colegas na graduação e ali desenvolveram uma amizade, a qual é baseada no respeito e companheirismo. Como ambas possuem anseios profissionais semelhantes, decidiram juntar-se e montar o escritório.

O projeto, resultado de muito planejamento, saiu do papel no dia 19 de agosto de 2020, data em que as profissionais efetivamente começaram a desenvolver suas atividades. Nestes mais de dois meses em exercício, elas organizaram diversos projetos e puderam auxiliar a concretizar o sonho de muitos clientes.

A Frasa oferta diversos serviços, os quais, basicamente, dão as condições legais e de segurança necessárias, para quem deseja construir ou reformar. Em relação aos resultados dos trabalhos desenvolvidos, ambas as engenheiras frisam a excelência, palavra norteadora de todas as ações feitas pela dupla.

– nós buscamos não só entregar um serviço, procuramos entregar um serviço de excelência, superando as expectativas de quem nos procura – afirma Franciele.

Assim sendo, a subjetividade envolvida no projeto, bem como, o contato com os clientes, de forma a valorizar o serviço pelo qual eles procuram, são prioridades para ambas.

As engenheiras

Franciele Priori Luzzatto formou-se em engenheira civil pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Ela, que é graduada em licenciatura em matemática pela mesma Instituição de Ensino, afirma que o amor pelas exatas sempre esteve presente consigo. Esta situação, assim sendo, a fez seguir carreira na área e optar, após já ter um embasamento adquirido na graduação em matemática, pela engenharia civil.

Sara Regina Sperotto também formou-se em engenheira civil pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Da mesma forma que Fran, Sara sempre se identificou pela área das exatas, situação que colocou a engenharia como uma certeza em sua vida.

Ao final da graduação, ambas foram escolhidas como alunas destaque pelo Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul. Essa menção honrosa é indicada ao discente que melhor teve rendimento ao longo da graduação. Um fato importante a ser destacado é que, em ambas as formaturas, elas eram as únicas mulheres graduandas e, na oportunidade, as duas foram as reconhecidas pelo prêmio.

O amor de ambas mulheres pelo trabalho é nítido. A engenharia, segundo palavras delas mesmas, completa e realiza a suas vidas.

Franciele Priori Luzzatto e Sara Regina Sperotto foram escolhidas como alunas destaque| foto: arquivo pessoal

Excelência no mercado: mulheres engenheiras são destaque

Apesar das mulheres engenheiras enfrentarem diversos desafios, cotidianamente, são profissionais que vêm ganhando destaque no mercado de trabalho. Isto deve-se ao fato de que, ao longo dos anos, as mulheres começaram a “colocar-se” nos lugares, mostrando presença e potencial. Além disso, atualmente, a busca pelo serviço de excelência é o norte do cliente na hora de procurar um profissional, por isso, as mulheres vêm se destacando pelo bom trabalho.

Em suas experiências pessoais, as engenheiras da Frasa afirmam não ter sofrido grandes problemas relacionados ao tema, principalmente no escritório, no qual todos clientes apresentaram-se confiantes no trabalho de responsabilidade por elas desenvolvido.

Entretanto, em experiências profissionais anteriores, a resistência esteve presente, mesmo que de forma sutil. Na graduação, ademais, mesmo que elas não tenham sofrido nenhum comentário ofensivo, diversas vezes elas depararam-se com salas de aula em que elas eram as únicas mulheres presentes. A situação não foi adversa na formatura, em que as duas foram as únicas pessoas do sexo feminino a graduar-se nas suas turmas.

Desta forma, mesmo que o respeito e a inserção da mulher tenha crescido, ainda há muito o que a sociedade evoluir em relação a igualdade de gênero. Franciele e Sara são exemplos de excelência, podendo representar a força da mulher engenheira no mercado de trabalho e como elas, ao longo dos anos, devem ganhar cada vez mais espaço e destaque.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.