Chuva atinge grande parte do estado nesta sexta; veja o que esperar

Volumes altos de chuva voltaram a atingir entre o final da quarta e o começo do dia de hoje parte do Rio Grande do Sul. Os maiores acumulados se deram entre o Noroeste e o Norte do estado com marcas de 50 mm a 100 mm em diversas localidades. Onde mais choveu foi na região de Palmeira das Missões e entorno, as informações são da Metsul.

Hoje, a instabilidade cedeu ao longo do dia e até aberturas de sol se intercalaram com garoa e chuva em diversos pontos, como em Porto Alegre, onde o dia foi de abundante nebulosidade com intervalos de melhoria.

Nesta sexta, a instabilidade novamente aumenta no território gaúcho. O dia terá muitas nuvens com chuva e garoa ao longo do período na maior parte dos municípios. No geral, os volumes não devem ser altos.

Pontos, entretanto, especialmente no Oeste, Centro e o Leste do estado, podem ter por vezes chuva moderada a forte com trovoadas e ocasional granizo isolado, levando a acumulados de precipitação mais elevados.

O mapa abaixo mostra a projeção de chuva do nosso modelo de alta resolução WRF inicializado com o modelo do Centro Meteorológico Europeu para 48 horas até às 9h de sábado.

Apesar do tempo instável, aberturas de sol podem ocorrer no decorrer do dia em diferentes localidades, especialmente do Oeste e do Norte à medida que ar mais quente avança para o Rio Grande do Sul.

Esta sexta-feira será amena em quase todo o estado, contudo no extremo Noroeste a tarde será quente. Em Porto Alegre, que terá um dia com muitas nuvens e chuva, a temperatura deve variar entre 18ºC e 21ºC.

No sábado, o ar muito quente invade o estado e traz dia de sol com nuvens na maior parte do território gaúcho. A temperatura dispara neste sábado e a tarde será muito quente para esta época do ano com máximas até perto ou ao redor dos 30ºC no Oeste, nos vales e no Noroeste.

No domingo, embora o sol apareça com nuvens em parte do dia em algumas regiões gaúchas, a nebulosidade aumenta e chove em grande parte do Rio Grande do Sul com o avanço de uma frente fria. A massa de ar frio na retaguarda da frente traz temperatura mais próxima do normal do inverno na segunda-feira.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo