Novo programa de autorregularização busca recuperar R$ 36 milhões em ICMS devido por empresas do setor de bebidas

A Receita Estadual está dando início a um novo programa de autorregularização, com foco em utilização de créditos fiscais do ICMS relativos a produtos destinados ao uso e consumo das empresas. O programa abrange 31 estabelecimentos do setor de bebidas. No total, foram identificados R$ 36 milhões devidos aos cofres públicos.

Os indícios de inconsistências constatados pelo fisco gaúcho são referentes ao período compreendido entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de maio de 2023. Por meio da autorregularização, os contribuintes podem colocar as pendências em dia até 30 de novembro deste ano, efetuando o recolhimento do valor devido. Caso as divergências constatadas persistam, ficam sujeitos à abertura de procedimento de ação fiscal, com imposição da multa correspondente.

A comunicação estará disponível nas caixas postais eletrônicas dos contribuintes a partir de 3 de outubro. Na área restrita do Portal e-CAC da Receita Estadual, na aba “Autorregularização”, também podem ser encontradas orientações e arquivos com informações detalhadas das operações, assim como o cálculo da divergência apontada. O atendimento referente ao programa é feito exclusivamente por esse canal.

A iniciativa do programa de autorregularização, conduzida pela Central de Serviços Compartilhados de Autorregularização (CSC Autorregularização) e pelo Grupo Especializado Setorial de Bebidas (GES Bebidas) da Receita Estadual, busca intensificar as ações destinadas a identificar divergências, inconsistências e outros eventos que possam acarretar menor pagamento de imposto.

Sobre a CSC Autorregularização

O programa está inserido no contexto das ações de regularização da Receita Estadual, com fiscalização massiva de contribuintes, oportunizando a volta à regularidade com uma onerosidade inferior aos procedimentos repressivos. Esse modelo de atuação tem como objetivos centrais o estímulo ao cumprimento voluntário das obrigações tributárias e a justiça fiscal, com redução da litigiosidade entre fisco e contribuintes.

O programa de autorregularização é um dos mecanismos de fiscalização alinhado a esses objetivos. Focada nessa sistemática, a CSC Autorregularização é um setor especializado em análises massivas, operacionalização, gestão e atendimento de programas de autorregularização.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: Alert: Conteúdo Protegido

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.