Sala de Situação do RS atualiza a previsão da condição meteorológica para os próximos dias

A Sala de Situação do RS atualiza a previsão da condição meteorológica para os próximos dias.

Na segunda-feira (17), as instabilidades provenientes de uma frente fria estacionária, juntamente com o fluxo de umidade, avançam sobre áreas da metade Norte do Estado. Os volumes variam entre 50 e 75 mm/dia, podendo passar pontualmente dos 110 mm/dia no Noroeste, Norte, Serra, e em áreas de divisa com SC. Há condição de ventos pontualmente fortes enquanto as instabilidades atuam, podendo passar dos 65 km/h.

Na terça-feira (18), as instabilidades seguem atuando sobre áreas da metade Norte, com chuva intensa e eventuais rajadas de vento enquanto as instabilidades atuam. Na metade Sul, Missões, Noroeste e Centro, não se descarta chuva e vento pontualmente fortes, descargas elétricas e eventual queda de granizo a partir da tarde. Os volumes variam entre 50 e 90 mm/dia, podendo passar isoladamente dos 120 mm/dia no Noroeste, Norte, próximo dos Vales, Serra e Litoral Norte. Há condição de ventos pontualmente fortes enquanto as instabilidades atuam, podendo passar dos 60 km/h.

Na quarta-feira (19), uma frente fria sobre o oceano, juntamente com o fluxo de umidade vindo do norte do país, favorecem as instabilidades com chuva e vento pontualmente fortes e eventual queda de granizo em todo o território gaúcho. Os acumulados variam entre 30 e 50mm/dia, podendo passar pontualmente dos 90 mm/dia nas Missões, Noroeste, Campanha, Vales e Serra. Conforme as instabilidades atuam, os ventos associados a temporais podem passar dos 70 km/h, enquanto na metade Sul variam entre 40 e 50 km/h.

A tendência é que, na quinta-feira (20), as chuvas moderadas a pontualmente fortes persistam sobre as Missões, Noroeste, Norte e Serra, com volumes entre 20 e 40 mm/dia.

A Defesa Civil orienta que a população não retorne para áreas alagadas ou inundadas. Também recomenda atenção para quem mora em áreas de encosta ou declive acentuado em razão do risco de deslizamentos de terra. Procure informações de prevenção junto à prefeitura da sua cidade.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo